Preparador Fisico
Monografias: Preparador Fisico. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: sininhox • 1/10/2013 • 3.895 Palavras (16 Páginas) • 312 Visualizações
Preparação Física no Futebol
O preparador físico
Esse profissional na Grécia antiga, embora tenha desempenhado um destacado papel junto aos atletas, permaneceu por muitos séculos relegado a planos inferiores, talvez pela ignorância do valor que representava para o esporte, por parte dos promotores das atividades desportivas.
No futebol, não houve exceção à regra, esses profissionais também não eram valorizados, o que favoreceu um afluxo de aventureiros, que desenvolviam uma preparação ineficiente e até medíocre, sem um planejamento consciente ou fundamentado numa estrutura básica sólida, contribuindo assim para a confirmação dessa marginalização.
No entanto, nos últimos anos/décadas, tem-se observado uma preocupação maior em dotar as equipes de profissionais competentes e altamente preparados, para o desenvolvimento dessa árdua missão.
Hoje, mais comumente, uma função desempenhada pelo professor de educação física, o preparador físico tornou-se responsável pelo desenvolvimento e melhoria das qualidades físicas e habilidades motoras necessárias à prática desportiva. È competência deste profissional, entre outros:avaliar, programar e exercer o controle de todas as atividades físicas executadas pelos atletas.
O preparador físico e os atletas
→ Não se limita apenas ao desenvolvimento físico-atlético. Por se tratar de professor de educação física, a ação educadora deverá fazer-se presente, em todos os momentos.
→ É preciso que o atleta confie plenamente no preparador e o respeite, estabelecendo com ele um relacionamento de amizade, consideração mútua e respeito pelo papel que cada um desempenha neste trabalho de equipe para que todo o esforço seja coroado de êxito.
O preparador físico e a equipe de trabalho
→ Esse trabalho de grupo engloba profissionais de diversas áreas como: saúde, política, assistência social, comunicação, entre outras, que trabalham afinados com o técnico, com o médico e demais componentes do grupo.
→ Com o técnico. Este entrosamento com o técnico é fundamental, pois juntos definirão a programação em função do calendário e dos meios disponíveis.
→ Com o médico. Do médico recebe informações sobre o estado físico–orgânanico dos atletas, e juntos atuam para previnir acidentes, para reabilitar o atleta e poder, assim, mantê-lo na equipe. Uma intervenção que pode incluir atividades físicas e de medicamentos, terapia composta de exercícios especiais, tudo cuidadosamente elaborado e em sintonia com o técnico que deve ser informado sobre as condições do atleta em recuperação.
Elaboração do programa de treinamento
Objetivo
Grupo de trabalho (técnico e de apoio)
Exames clínicos (serão obrigatoriamente realizados no início de uma temporada, para determinação do estado clínico dos atletas, devendo ser associados a exames laboratoriais e odontológicos.
Avaliações físicas e orgânicas
Particularidades (horário, dias, local e material)
Treinamento global (condicionamentos; físico, técnico, tático, psicológico e invisível ou complementar)
Planejamento de treinamento - Dantas (1995)
Dosagem das horas de treinamento
Identificação das qualidades físicas intervenientes
Testes a serem aplicados
Métodos a serem utilizados na preparação física
Objetivos principais na preparação física
. Fase básica: aquisição dos níveis mínimos de condicionamento para as resistências (aeróbica e anaeróbica), RML e flexibilidade.
. Fase específica: início do treinamento da velocidade de movimento e da força explosiva.
. Período de competição: aperfeiçoamento das qualidades físicas imprescindíveis à prática do desporto.
. Período de transição: manutenção dos níveis obtidos de RML, resistência aeróbica e flexibilidade.
Periodização ideal
Sugestão de microciclo
Fase básica
Fase específica
Ficha semanal de musculação
Ficha de controle do circuit training
Exercício de power training, por Raoul Mollet
Preparação física no futebol - Barros e Guerra (2004)
O futebol é o esporte mais popular do mundo e essa popularidade vem crescendo a cada dia. Um dos exemplos é os Estados Unidos da America (EUA) onde sua prática lidera entre as crianças de até doze anos de idade, independentemente do sexo. Outro exemplo está o futebol brasileiro, reconhecido como um dos mais fortes do mundo em razão das participações nas últimas Copas do Mundo – 1ª colocação em 1994 e 2002 e 2ª colocação em 1998, sendo único país a disputar todas as Copas do Mundo chegando a sete finais
Aquecimento
Prepara fisiologicamente o atleta para esforços mais intensos, ao mesmo tempo em que capacita para a execução de maneira mais positiva dos fundamentos específicos ou no seu desenvolvimento técnico.
Como efeitos fisiológicos, podemos citar:
Aumento do fluxo sangüíneo;
Maior oxigenação nos músculos;
Diminuição da viscosidade interna muscular, facilitando a contração e relaxamento;
Aumento do trabalho externo, conservado o mesmo gasto de energia, sob a influência das propriedades viscosas e elásticas dos músculos;
Aumento da tensão muscular;
Estimulação do sistema respiratório e circulatório, possibilitando
...