Pressão atmosférica
Resenha: Pressão atmosférica. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: labo • 18/3/2014 • Resenha • 294 Palavras (2 Páginas) • 237 Visualizações
Resumo:
Basicamente aprendemos como determinar o ponto de fusão de várias substâncias. Ponto de fusão é a temperatura exata em que o sólido inicia a sua mudança de estado do sólido para o líquido.Com equipamentos corretos e substâncias, determinamos no laboratório o ponto de fusão aproximado da uréia. O passo a passo do preparo dos materiais do laboratório e das substâncias usadas serão descritos na parte experimental.
Introdução:
A pressão atmosférica não interfere diretamente no ponto de fusão de uma substância, mas interfere e muito no ponto de ebulição, pela força que o ar exerce no líquido. O teor de pureza da substância pode modificar o ponto de fusão, quanto mais impuro é a substância, o ponto de fusão tende a abaixar. Para o nosso grupo foi indicado a uréia para determinarmos. No rótulo do pote, foi observado após o fim de experiência que o ponto de fusão da uréia é de 132°C,nosso experimento determinou ponto de fusão de 122°C.Esta diferença de resultado foi explicada pelo professor :devido a presença de impurezas, o ponto de fusão pode ter sido alterado.
A uréia é um material higroscópio, ou seja, absorve muito água. Como a atmosfera é uma mistura de vários gases, partículas e moléculas como a da água, a uréia pode ter absorvido humidade do ambiente. O tempo em que a substância uréia está no laboratório também pode ter influenciado na determinação do seu ponto de fusão.
Objetivos:
O objetivo da aula foi além de ensinar como é feita a determinação do ponto de fusão, nos mostrou que mesmo com todo cuidado e atenção vários aspectos e fatores podem interferir nas análises. Sendo observada pelo grupo a necessidade de melhor qualidade das amostras e principalmente de uma contra prova dos resultados quando estes são insatisfatórios ou podem ter sofrido interferências.
...