Pressão pública para resolver problemas ambientais
Artigo: Pressão pública para resolver problemas ambientais. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: handrrolhynick • 3/4/2014 • Artigo • 402 Palavras (2 Páginas) • 408 Visualizações
Uma característica da sociedade contemporânea é a crescente inquietação com a qualidade do ambiente natural. Grupos de pressão, cientistas,consumidores, políticos e empresas estão mais conscientes, com relação ao meio ambiente, e cada vez mais influentes. Avaliações por grupos formais, foros globais sobre questões ambientais e a mídia, representam um desafio significativo a formas tradicionais de pensar sobre atividades sociais e industriais. Devido às crescentes evidências científicas resultantes da detecção e medição de contaminantes ambientais, aumentou a pressão pública para que o governo e as empresas enfrentem os problemas ecológicos. Com isto, as organizações têm buscado a diferenciação de seus produtos por meio de um comportamento ambiental responsável.
A globalização, a internacionalização dos padrões de qualidade ambiental através da série ISO 14000, a conscientização dos consumidores e a disseminação da educação ambiental permitem antecipar a intensificação da exigência dapreservação do meio ambiente e da qualidade de vida. Os Critérios para o Bom Desempenho Ambiental do PMGA (2006), desenvolvidos pelo Prêmio Mineiro de Gestão Ambiental (PMGA), afirmam que o mercado mundial está cada vez mais seletivo com a acirrada concorrência globalizada, com as barreiras comerciais impostas por outros países e a
s legislações atuais, exigindo das empresas ações mais competitivas, conscientes e responsáveis ambientalmente.
Segundo o PMGA (2006), o caminho mais evidente paraa sobrevivência no mercado é a melhoria da gestão ambiental de forma sistêmica e consistente. A ISO 14.001 enfatiza que as organizações estão cada vez mais preocupadas em atingir e demonstrar um desempenho ambiental correto. Esse comportamento seinsere num contexto de legislação cada vez mais exigente, desenvolvimento de políticas econômicas e a crescente preocupação das partes interessadas com as questões ambientais e o desenvolvimento sustentável.
As empresas devem buscar na Gestão Ambiental um fator potencial de aumento do seu valor agregado: de geração de oportunidades, promoção da imagem e reputação, da elevação da satisfação de funcionários, entre outros. Segundo Motta (1998), a mudança aparece não só como inevitável, mas necessária à sobrevivência. No mundo globalizado, a empresa interage com o ambiente no qual está estabelecido, agindo e reagindo às situações, influenciando e sendo influenciada, adaptando-se continuamente e também provocando adaptações nele.
A gestão ambiental quanto a residuos da construção civil
A Construção Civil é reconhecida como uma das mais importantes atividades para o desenvolvimento eco-
nômico e social, e, por outro lado, comporta-se, ainda, como grande geradora de impactos ambientais, quer seja
pelo consumo de recursos naturais, pela modificação da paisagem ou pela geração de resíduos.
...