Prevencao Contra Drogas
Dissertações: Prevencao Contra Drogas. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: stevekarate • 24/8/2014 • 788 Palavras (4 Páginas) • 469 Visualizações
Projeto: karatê como ferramenta para prevenção contra o uso de drogas e violência na escola.
Objetivo
Propiciar a aquisição habilidades e experiências que tenha efeito protetor. pg 138
Objetivo específico:
Desenvolver no aluno a capacidade de não se envolver em situações de risco.
Desenvolver habilidades de lidar com a ansiedade e frustração.
Desenvolver a capacidade de resistir à pressão de grupos.
Trabalhar a auto-estima evitando o abandono escolar.
Justificativa
Atualmente um dos grandes problemas existentes no contexto escolar são a questão das drogas e a violência, no caso das drogas a exposição geralmente começa dentro do próprio ambiente familiar, e depois passando para o contexto social, com forte influência das mídias principalmente as drogas licitas. Em se tratando de violência é necessário observa um grande aumento da indisciplina escolar e agressividade por parte dos alunos, fatos estes, que geram perturbações aos colegas de classe deixando os professores sem condições de realizar seus trabalhos pedagógicos.
A prática do karatê desenvolve a afetividade e a auto-estima, pois se busca através da do treinamento mostrar para o aluno que ele é capaz de ultrapassar seus limites e que o convívio saudável com os colegas e professores são necessários para resolver seus problemas.
Conteúdos Curriculares:
Os conteúdos desenvolvidos durante o projeto Karatê:
Origem do Karatê; Aquecimento; Corpo Humano; Técnicas do Karatê; Disciplina do Karatê; Filosofia e Lemas do Karatê; Exame de Faixa, competições esportivas, palestras.
Metodologia
O karatê é uma arte marcial de origem oriental que visa desenvolver o caráter através do movimento. O karatê é um tipo de luta e como irá se aplicado no ambiente escolar deve ser levado em conta as orientações dos PCN’s que objetiva:
A vivência de situações que envolvam perceber, relacionar e desenvolver as capacidades físicas e habilidades motoras presentes nas lutas praticadas na atualidade; vivência de situações em que seja necessário compreender e utilizar as técnicas para as resoluções de problemas em situações de luta (técnica e tática individual aplicadas aos fundamentos de ataque e defesa); vivência de atividades que envolvam as lutas, dentro do contexto escolar, de forma recreativa e competitiva (BRASIL, 1998).
O professor de karatê, sensei, num primeiro momento irá discutir a historia do karatê para que o aluno compreenda o que possibilitou a sua origem e seu desenvolvimento até os dias atuais. Essa historia não deve ser tratada como um simples informativo e sim como uma maneira de desenvolver a reflexão da cultura que gerou essa arte marcial e os fatores sociais e políticos que ajudarão nesse processo.
Depois dos fatores históricos o professor dará inicio aos treinos começando pelos alongamentos, sempre explicando a sua importância, o sensei deve ficar atendo as diversas faixas etárias para que possa tratar cada aluno de acordo com sua idade para que não cause traumas e com isso ocorra a desistência
...