Prevencao Contra Drogas
Trabalho Escolar: Prevencao Contra Drogas. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: sssimone • 18/9/2014 • 2.821 Palavras (12 Páginas) • 458 Visualizações
SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO
SERVIÇO SOCIAL
SIMONE DE ARAÚJO SANTOS
Projeto de ação
Prevenção contra drogas.
Esplanada
2013
Projeto de ação
Prevenção contra drogas
Trabalho apresentado ao Curso (Serviço Social) da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para a disciplina [Polítcas Social II, Políticas Públicas da Familia, Metodologia da Pesquisa e Direito e Legislação].Prof. Clarice da Luz Kernkamp, Valquíria Apª. Dias Caprioli, Maria Angela Santini, Maria Lucimar Pereira, Rodrigo M. Trigueiro, Jossan Batistute.
Esplanada
2013
Prevenção contra as drogas.
SUMÁRIO
Identificação da comunidade..............................................................1
Apresentação...................................................................................2
Justificativa......................................................................................3
Objetivo geral...................................................................................4
Objetivo específico...........................................................................5
Público alvo......................................................................................6
Metas................................................................................................7
Metodologia.......................................................................................8
Recursos humanos...........................................................................9
Avaliação.......................................................................................10
Cronograma..................................................................................11
Referências bibliográficas............................................................12
1. Identificação da Comunidade.
Localizado a 1 km do centro de Conde é uma comunidade populosa composta por outros bairros, como nome principal Vila.
Atualmente vila, tem em media 3.500 habitante calculado em media sendo que a maioria desses domicílios é de alvenaria e com lotes de 50 mt2, e 40% das casas ainda estão em situação irregular, ou seja, sem escrituras, pois foram doadas sem documentação.
Na Comunidade da Vila existem casas comerciais de vários portes, Fábrica de Coco, mercearias, bares, supermercados de pequeno porte, loja de matérias de construção, panificadoras, e uma margem muita grande de atividades informais de manicure, reforço escolar, salão, academia, armarinhos e lavanderias montados na varanda das residências, catadores de lixo.
É um bairro desprovido de posto policial, possui igreja católica e igrejas evangélicas, comunidade que retrata um alto grau de desigualdade e exclusão social.
2-apresentação
Esse projeto buscará promover uma ação preventiva, educativa e social, ao ponto de despertar na comunidade da vila do Conde mecanismos protetores e de repúdio às drogas ilícitas, bem como resgatar vidas já entregues às drogas no intuito de melhor contribuir para a responsabilização dos indivíduos a que se destina.
Buscando a sensibilização coletiva e individual para mudanças de seus comportamentos e atitudes, abrangendo todas as famílias dessa comunidade.
Despertaremos ainda, a vontade dos jovens de exporem as suas ideias, necessidades, angústias e dúvidas sobre o mundo das drogas, trazendo uma linguagem mais próxima do público juvenil.
Teremos interpretações teatrais e palestras, folhetos informativos, Depoimentos de jovens que superaram o Visio da droga. Vislumbramos que,com aplicação desse projeto de prevenir e resgatar vidas através das artes cênicas despertará para uma maior conscientização política para cobrar dos gestores públicos ações de prevenção mais eficazes.
Valorizando sempre os princípios fundamentais da Democracia, da Cidadania e dos Direitos Humanos. Lembremos, por fim, que nunca teremos uma política ideal nem única de prevenção.
3. Justificativa.
Com o estágio supervisionado II, vivido nessa comunidade no Conde observou-se a importância de elaborar um projeto que visasse à prevenção do uso das drogas nos jovens da mesma. Projeto buscará promover uma ação preventiva, educativa e social, na vida dos jovens de 12 a 18 anos dessa comunidade.
É buscar compreender o uso de drogas como fenômeno complexo da vida em sociedade, permeado por questões políticas, econômicas, sociais e culturais que se relacionam com a subjetividade humana, a moral, as relações de poder as relações institucionais e pessoais.
Nesse sentido, em países como o nosso o uso da droga é feito menos com a finalidade de obter prazer do que de amenizar o sofrimento.
A pessoa que vive em condições sociais tão precárias a ponto de passar fome estará obrigatoriamente em contato com outros problemas e outras restrições como;
-falta de perspectivas profissionais;
-dificuldades de relacionamento humano decorrentes da situação social, por exemplo, discriminação;
-problemas de saúde;
-dificuldades
...