Previdencia Social
Casos: Previdencia Social. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: Carlappaquino • 10/11/2014 • 614 Palavras (3 Páginas) • 169 Visualizações
PREVIDÊNCIA SOCIAL
Previdência Social é um seguro que garante ao contribuinte e sua família em casos de doenças, acidentes, gravidez, velhice e morte, um beneficio adquirido por meio de uma contribuição mensal, que gera uma tranquilidade ao trabalhador, pois estará protegido.
A previdência Social está presente em todo pais por meio das agencias do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) e é no INSS que devemos entrar em contato para se inscrever, contribuir mensalmente ou solicitar benefícios, mas para isso tem que está inscrito no INSS e manter sua contribuição em dia.
A Previdência divide-se em Regime Geral de previdência Social (RGPS) e os regime próprio de Previdência Social dos Servidores Público e Militares.
O segurado e seu dependente tem direito a vários benefícios oferecidos pelo Regime Geral de Previdência Social, os mais conhecidos são Aposentadoria e a Pensão por Morte.
O Sistema oferece muitos outros veja:
Aposentadoria por tempo de contribuição;
Aposentadoria por Idade;
Aposentadoria Especial;
Aposentadoria Especial a pessoas com deficiência;
Auxilio Doença;
Auxilio Acidente;
Salario Família;
Salario Maternidade;
Para dependentes tem Pensão por Morte;
Para segurados e dependente tem abono salarial ou Decimo terceiro.
Oferece também Serviços de Reabilitação Profissional, Serviço Social.
Beneficio Assistencial aos Idosos e aos deficientes.
O Calculo dos Benefícios da Previdência Social passou por duas grandes alterações. A primeira em Julho de 1994 determinado pelo plano Real que mudou o padrão monetário do país marcando uma mudança de longo alcance na economia. A segunda modificação veio com a Emenda Constitucional (PEC) de 15 de Dezembro de 1998, Conhecida como a reforma da previdência Social.
O ponto Central da Reforma foi à mudança nas condições de acesso à aposentadoria. O critério principal passou a ser o tempo de contribuição ao invés do tempo de serviço. Também foram adotadas algumas mudanças específicas.
Até 1998 existia aposentadoria por tempo de serviço, quando os Homens precisavam trabalhar 30 anos para solicitar Aposentadoria proporcional, e 35 anos para requerer a aposentadoria integral. As mulheres precisava trabalhar Cinco Anos a menos para ter os mesmos direitos.
O Fator Previdenciário é uma formula matemática que inclui o tempo de contribuição do trabalhador, idade e a expectativa de vida no momento da concessão da aposentadoria, quanto mais velho, mais tempo o trabalhador contribui para a previdência Social, maior será o valor que ele receberá de aposentadoria.
O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) pública todos os anos a projeção que indica a expectativa de vida dos Brasileiro. A mais recente mostra que a expectativa de vida que era de 73,17 anos, passou para 84,16 anos. Esse aumento na expectativa de vida da população altera o fator
...