Previsão De Vendas
Pesquisas Acadêmicas: Previsão De Vendas. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: mimakiara • 10/11/2013 • 4.790 Palavras (20 Páginas) • 347 Visualizações
O USO DE MODELOS DE PREVISÃO COMO ELEMENTO CENTRAL PARA PLANEJAMENTO E ORÇAMENTO EMPRESARIAL
Palavra-chaves: Previsão, Orçamento, Planejamento
Tema: Aplicaciones Matemáticas a la Contabilidad de Gestión
RESUMO
Em situações de gerenciamento em uma organização, a necessidade de planejamento é muito grande devido à necessidade de tomada de decisões de longo prazo (no caso de investimentos de capital), de médio prazo (aquisição de equipamentos) ou de curto prazo (transporte de mercadorias e necessidades financeiras). Em todos estes casos, a previsão é um importante aliado em um planejamento eficiente e eficaz. Orçamento é uma importante ferramenta de planejamento. Por meio dele, projetam-se informações sobre o futuro e, a previsão, é parte fundamental disto. Se não há previsão ou a previsão é errada, causará uma série de problemas e custos. Os custos podem ser operacionais, de marketing, financeiros e pode provocar também impactos na satisfação do consumidor. Este trabalho enfocará a necessidade de um modelo de previsão com a construção do mesmo, utilizando como base um estudo de caso em uma empresa de Serviços Auxiliares de Transportes Aéreos do Paraná.
1. CARACTERIZAÇÃO
Atualmente, vários setores da economia, são fortemente afetadas pelo fator concorrência. Esta, muitas vezes, utiliza-se de mecanismos como marketing e produção para atrair novos mercados ou para aumentar sua fatia em mercados já existentes. Não obstante, as empresas enfrentam ainda as interferências econômicas, causadas por intervenções em nível de macro e microeconomia. Essas situações, apesar de saudáveis – pois obrigam às empresas a tornarem-se cada vez mais dinâmicas - geram um grande problema para o planejamento do processo produtivo, pois interferem diretamente na demanda, gerando oscilações entre o previsto e as vendas.
Segundo LAS CASAS (1999), estas diferenças geram um impacto bastante expressivo nos setores de produção, pessoal, finanças e em outros setores da empresa. As oscilações entre o previsto e as vendas reais, variam de negócio para negócio, entretanto, na maioria das vezes, esse fato ocorre porque os métodos utilizados, na geração das previsões de venda, são insuficientes para gerar boas previsões. A situação se agrava ainda mais quando as previsões são de médio e longo prazos.
Segundo MOSIMANN & FISCH (1999), citando LOPES “A sofisticação tecnológica, os imensos mercados que se abriram e as maneiras de se chegar a eles, a produção em massa, a concepção de estrutura empresarial, a acirrada competição inter e intra nacional exigem do administrador extraordinária atenção à necessidade de, com razoável antecedência, estabelecer missões e objetivos da empresa, estudar e selecionar os caminhos alternativos implantar a estrutura e implementar os planos e idéias escolhidas. Em outras palavras, PLANEJAR”.
O presente trabalho foi desenvolvimento junto a uma empresa de Serviços Auxiliares de Transportes Aéreos do Norte do Paraná. A empresa faz o atendimento em terra (check-in, handling e check-out de vôos) de uma companhia aérea. Sua remuneração é feita com base no número de passageiros atendidos (no caso o número de passageiros embarcados). Para a elaboração dos orçamentos financeiros desta empresa, é fundamental que haja um sistema de previsão de embarque de passageiros, para, com isso, ter uma previsão de receitas.
O objetivo deste trabalho é elaborar um sistema de previsão de demanda, hoje praticamente inexistente na empresa. Para tanto, foram obtidos dados históricos de embarque de passageiros no Aeroporto de 1984 até maio de 2002.
2. PLANEJAMENTO
Segundo MOSIMANN & FISCH (1999), citando LOPES “A sofisticação tecnológica, os imensos mercados que se abriram e as maneiras de se chegar a eles, a produção em massa, a concepção de estrutura empresarial, a acirrada competição inter e intra nacional exigem do administrador extraordinária atenção à necessidade de, com razoável antecedência, estabelecer missões e objetivos da empresa, estudar e selecionar os caminhos alternativos implantar a estrutura e implementar os planos e idéias escolhidas. Em outras palavras, PLANEJAR.
A missão que é o objetivo determinado e a Continuidade que é o objetivo natural são objetivos permanentes a serem perseguidos pela empresa e são fruto de um planejamento que Antecede a todos os demais. Podemos portanto definir Planejamento como sendo a determinação dos objetivos a serem atingidos e dos meios pelos quais esses objetivos devem ser alcançados. É a ponte que serve de elo entre o onde estamos e para onde vamos.
A figura a seguir ilustra o que conceitua-se sobre planejamento:
Figura ¡Error!Argumento de modificador desconocido. - Planejamento: Visão Geral
Planejamento é a função básica que garante o sucesso das demais, antecede a ação. O Planejamento se preocupa com os efeitos futuros das decisões tomadas no presente, é algo que se faz antes das ações efetivas. O Planejamento se divide em Estratégico e Operacional.
2.1. Planejamento Estratégico
Segundo o Dicionário Aurélio (1986) “Estratégia é a arte de aplicar os meios disponíveis com vista à consecução de objetivos específicos”. FIGUEIREDO & CAGGIANO (1997) afirmam que “Planejamento Estratégico é uma definição, em termos de futuro, do que a entidade vai fazer e como vão ser utilizados estrategicamente seus recursos; envolve-se com a determinação dos objetivos e metas da corporação, assim como com o desenvolvimento de padrões, políticas e estratégias, por meio das quais eles serão alcançados , e fundamenta-se em informações a respeito do meio ambiente”.
Segundo DRUCKER (1974) “O Planejamento Estratégico não envolve decisões futuras e sim a futuridade das decisões atuais. O que interessa ao administrador é os efeitos que a sua decisão, hoje, terá no futuro previsível. As conseqüências e efeitos futuros desejados são as molas propulsoras do ato de decidir agora”.
A Função do planejamento é o aperfeiçoamento na qualidade do processo decisório. É formado por cinco etapas :
1. Fixar os objetivos da organização.
...