Principais Agentes Do Processo Da Historia Da Educação Infantil
Artigos Científicos: Principais Agentes Do Processo Da Historia Da Educação Infantil. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: rosamontezano • 9/9/2014 • 4.036 Palavras (17 Páginas) • 1.157 Visualizações
PRINCIPAIS AGENTES DO PROCESSO DA HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO INFANTIL
TABELA CRONOLÓGICA
SÉCULO
ANO
AGENTES DO PROCESSO
XI e XII
Pensadores humanistas como Erasmo (1465-1530) e Montaigne (1483-1553) propunham uma educação que respeitasse a natureza infantil e estimulasse a criatividade articulando o jogo à aprendizagem.
Séculos XVII e XVIII
Foram criadas, na Inglaterra, na França e em outros países da Europa, as primeiras instituições, orientadas pelos conhecimentos da medicina e pelos preceitos da religião. Eram as “escolas de caridade” ou “escolas de damas”
Meados de 1769
Primeiras instituições na Europa e Estados Unidos como a “Escola de Principiantes” ou escola de tricotar, criada pelo pastor Oberlin, na França.
Até XIX
Exclusivo às famílias, principalmente mulheres.
XIX
Rodas expostas ou roda dos excluídos ou lares substitutos (crianças pobres, abandonadas) sob a responsabilidade de entidades religiosas ou filantrópicas.
Segunda metade do século XIX
Creche e do jardim de infância (crianças mais ricas)
Meados de 1840 (1837)
Primeiro Jardim de Infância, criado em Blankenburgo, por Froebel.
1875 - 1877
Os primeiros jardins de infância fundados no Rio de Janeiro, e em São Paulo, mantidos por entidades privadas.
Início do século XX
Decroly e Maria Montessori contribuíram para a constituição da especificidade da educação infantil e seu caráter pedagógico
1920 - 1930
A partir dos jardins, foram também criadas as salas pré-primárias que funcionavam junto às escolas primárias e também os “Parques Infantis”, para as crianças da classe operária.
Após 1922
Escalovinismo (movimento de renovação pedagógica que discutia a educação pré-escolar – crianças mais ricas)
Revolução de 1930
Intervenção do estado, a partir dos anos 40, quando foi criado o Departamento Nacional da Criança, ligado ao Ministério da Saúde.
1950
Brasil acaba com as rodas expostas
Até meados do século XX
Creches, parques infantis, escolas maternais, jardins-de-infância e classes pré-primárias.
1961
LDB
Década de 70
Houve um processo de municipalização da educação pré-escolar pública, uma expansão das creches e pré-escolas no Brasil.
1975
Formação dos profissionais veio a ser contemplada apenas no Parecer 1.600/1975, do CFE que regulamentou a Habilitação em Pré-escola acrescentando uma quarta série ao curso de magistério.
Constituição de 1988
Os princípios e as obrigações do dever do Estado sob a responsabilidade dos municípios, com as crianças. A partir dessa Lei, as creches, anteriormente vinculadas à área de assistência social, passaram a ser de responsabilidade da educação.
1990
ECA
1994 -1996
Política Nacional de Educação Infantil, Em 1994, documento “Por uma política de formação do profissional de educação infantil”
1996
Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional
1998
“Subsídios para o credenciamento e o funcionamento das instituições de educação infantil” e o “Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil”
1998 e 1999
Conselho Nacional de Educação aprovou as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil
2001
Plano Nacional de Educação
Contemporaneidade
A situação contemporânea da formação do profissional da educação infantil, construída ao longo da história, configura-se, portanto, paradoxal e desafiadora, exigindo esforços, tanto dos órgãos governamentais, como da sociedade como um todo e, em especial, da comunidade educacional, dos centros e grupos de ensino e pesquisa, para a superação das distâncias entre o discurso das políticas e sua efetivação objetiva.
ORGANIZAÇÃO E METODOLOGIA DA EDUCAÇÃO INFANTIL: GRUPO G3
ORGANIZAÇÃO E METODOLOGIA DA EDUCAÇÃO INFANTIL
RESUMO
Este trabalho é um levantamento de dados históricos sobre a Educação Infantil, tanto no Brasil quanto no exterior. Através da Atividade Prática Supervisionada, podemos entender o mecanismo de pesquisa histórica, bem como os fundamentos e métodos da educação ao longo de incansáveis lutas dos educadores e modificações de políticas públicas. Tabelas cronológicas, resenhas críticas e exemplos de jogos infantis são os pilares do presente trabalho. Esse trabalho tem por objetivo analisar os fatos históricos correspondentes a Educação Infantil e refletir a respeito dos métodos de ensino no ciclo básico.
Palavras-Chave: Educação Infantil, ambiente escolar, brincadeiras, jogos, infância.
SUMÁRIO
1.INTRODUÇÃO
2.TABELA CRONOLÓGICA: A EDUCAÇÃO INFANTIL NA EUROPA NO SÉCULO XX
...