Principais Amortecimentos de Tênis do Mercado
Por: Lucas Gottgtroy • 11/3/2020 • Abstract • 492 Palavras (2 Páginas) • 81 Visualizações
NIKE
ZOOM
Tecnologia que funciona através do posicionamento estratégico de cápsulas de ar comprimido no solado do tênis. Essas cápsulas são constituídas de fibras elásticas de algodão e ficam sempre tensionadas. Assim, no momento de impacto a cápsula se comprime e depois volta ao seu estado de tensão normal, dando assim uma resposta de energia para o corredor.
Tecnologia desenvolvida para oferecer mais resposta em cada passada, possibilitando uma corrida mais veloz.
REACT
Tecnologia constituída de uma fórmula patenteada da Nike, logo, não se sabe qual o material usado, sabemos apenas que uma borracha utilizada no tênis é a mesma que se usa nos pneus de carros de corrida. A tecnologia React oferece menos de retorno de energia do que a Zoom, porém, é um amortecimento que proporciona um maior conforto em corridas de longa duração, por se tratar de um amortecimento extremamente macio.
ADIDAS
BOOST
É um amortecimento composto por blocos de poliuretano termoplástico expandido (TPU), são milhares de partículas que formam pequenas bolsas de ar que oferecem muita maciez e extremo retorno de energia em cada passada, sendo um tênis que impulsiona o corredor para a frente. É a segunda tecnologia mais responsiva do mercado, dando um retorno de 60% de energia na passada.
ASICS
GEL
Tecnologia ícone usada pela ASICS desde 1986 protegendo o seu corpo do impacto gerado a cada passo, contribuindo para reduzir a fadiga muscular. O gel se localiza principalmente nas áreas de maior carga no momento do impacto, na região do calcanhar e na articulação do dedão do pé. É uma tecnologia que não transmite retorno de energia, mas que absorve quase que completamente o impacto sofrido em cada passada.
FLYTEFOAM LITE
Amortecimento feito em microfibras de celulose da cana de açúcar adicionadas à espuma de EVA , sendo assim um dos amortecimentos mais leves já feitos até hoje. Sendo assim, seu objetivo é proporcionar uma maior leveza no tênis.
FLYTEFOAM PROPEL
é fabricado com elastômero de alta responsividade adicionado à espuma de EVA. Esta formulação patenteada é extremamente resiliente, confortável e leve em comparação a outras tecnologias, e é a mais responsiva do mercado, dando até 63% de retorno de energia para o corredor.
MIZUNO
WAVE
É um amortecimento em placas de Pebax e borracha que ficam na entressola do tênis, onde ao sofrer certa pressão as placas que possuem um formato ondulado saem do seu estado de repouso inicial, amortecem o impacto sofrido e depois retornam a posição inicial oferecendo assim um retorno de energia para o corredor.
PUMA
IGNITE
No Ignite o poliuretano (PU) é usado de forma líquida e derramado em um molde com o formato da entressola, só então é refrigerado para se solidificar. Com este material na entressola, o Ignite se fez um tênis responsivo e de bom amortecimento.
Mais um detalhe para as vantagens de uma entressola em PU é a sua natureza não-compressiva, dando ao calçado uma vida útil maior para corridas. Isso pode ser notado quando, depois de um tempo de uso, a entressola não desenvolve vincos de compressão, efeito visto em espumas com base em EVA.
...