Principais Funções Do Planejamento Financeiro/Tributário.
Dissertações: Principais Funções Do Planejamento Financeiro/Tributário.. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: fermeloribeiro • 25/4/2014 • 468 Palavras (2 Páginas) • 392 Visualizações
Principais Funções do Planejamento Financeiro/Tributário.
Há tempos, sabemos que a CONTABILIDADE não se resume a fazer registros e não deve mais ser vista apenas como necessária para o cumprimento das obrigações fiscais e determinações legais, e sim notada como um poderoso instrumento de gestão, capaz de controlar efetivamente todo patrimônio da organização e de fazer a diferença quer seja tributária, tanto quanto financeira.
Modernamente, o processo de globalização dos mercados exige, entre outras coisas, que as empresas sejam competitivas, havendo para isso, necessidade dos mais rigorosos controles possíveis sobre custos administrativos, financeiros, produtivos e tributários.
Em face dessas exigências, as empresas necessitam cada vez mais de profissionais CONTADORES atualizados, competentes e capacitados para gerenciar com excelência, toda a administração contábil da empresa.
Sob o aspecto legal, vale ressaltar que o profissional Contábil precisa ter um amplo conhecimento sobre Legislação Tributária, pois TRIBUTOS é a matéria essencial para o exercício da Contabilidade, já que em casos onde esse gerenciamento é feito de forma errônea, ou em desacordo com as normas e os princípios fundamentais da Contabilidade, pode causar prejuízos a terceiros. Tanto as empresas quanto os profissionais responsáveis, poderão ser processados e condenados por perdas e danos.
VI Legislação Tributária x Planejamento Tributário
Digamos que o momento é muito especial. E como a redução de custos atualmente é muito discutida, para se obter o melhor resultado é fundamental que seja feito um Planejamento Tributário, que tem como finalidade principal fazer um estudo preventivo, pesquisando efeitos jurídicos e econômicos e as alternativas legais menos onerosas para a empresa, ou seja, uma economia de impostos, de forma lícita.
Para alcançar esse objetivo é necessário que o contador conheça com profundidade:
As situações em que é possível o crédito tributável;
As situações em que é possível o diferimento dos recolhimentos dos impostos;
As despesas e provisões permitidas pelo fisco como dedutíveis da receita;
Oportunidades e aproveitamento das lacunas deixadas pela legislação, ficando atento às mudanças nas normas e aos impactos nos resultados da empresa.
Conhecendo bem a legislação tributária o profissional possui ferramentas legais para adotar opções disponíveis para melhor satisfazer o cliente, visando a economia de impostos.
O método da Contabilidade Tributária consiste em:
Adequado planejamento;
Relatórios contábeis eficazes que demonstrem a exata situação das contas do patrimônio e do resultado.
As principais funções e atividades da Contabilidade Tributária
Apuração com exatidão do resultado tributável de determinado exercício fiscal;
Registro contábil das provisões relativas aos tributos a recolher. A Contabilidade
...