Principios Do Direito
Dissertações: Principios Do Direito. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: kaarladominguez • 12/5/2014 • 733 Palavras (3 Páginas) • 222 Visualizações
PRINCIPIOS DE DIREITO
Introdução
Através dos tempos diversas teorias surgiram para justificar a existência e obrigatoriedade do direito.
Direito, portanto, é o conjunto de normas, leis, deveres e direitos que as pessoas possuem, como forma de regular o convívio social das pessoas.
Dentre todas as teorias surgidas, duas sobreviveram de forma a chegar a nossos dias com força e aplicabilidade suficientes, que justifica o seu estudo.
O Jusnaturalismo e o Positivismo jurídico.
Porém antes de começarmos a estudar estas duas teorias, e necessário entendermos a TEORIA DO CONTRATO SOCIAL.
Esta teoria nos propõe que as pessoas, para viverem em sociedade, abrem mão de parte da sua liberdade para o Estado, que se obriga a proteger toda a sociedade, ou seja, a parte da liberdade que permaneceu com as pessoas, sendo esta uma forma de pacificar e regular as relações sociais.
P.EX. Eu não posso roubar nenhum carro, e o Estado garante que ninguém vai roubar o meu carro.
A estrutura jurídica do sistema é construída de forma piramidal, sendo que a norma hierarquicamente superior é a que da validade a norma.
P.EX. uma norma para ser considerada válida ela tem que ser feita do jeito que a norma imediatamente superior determina.
Por esta teoria não interessa se uma norma é justa ou injusta, certa ou errada, o único aspecto a ser observado e se ela foi elaborada de acordo com o que determina a norma hierarquicamente superior, e assim por diante ate chegar à norma fundamental, que é o topo da pirâmide.
Como necessidade de estruturar a nova forma de poder, MONTESQUIEU, cria a teoria da tripartição de poder, onde o Poder UNO do Estado passa a ser exercido de forma particionada.
Cria-se então os poderes Executivo, Legislativo e Judiciário, que devem funcionar de forma harmônica e independente.
Esta parte da teoria de Montesquieu é chamada de freios de contra pesos, pois, cada um dos poderes tem suas funções e poderes de controle e fiscalização dos outros, de modo a coibir abusividades e irregularidades.
Fontes do direito:
• 1- Lei – emanada do poder constituído e obrigatória a todas as pessoas que vivem sob sua regência.
• 2- Jurisprudência – Decisão reiterada dos tribunais sobre determinada matéria
• 3- Doutrina – escrito dos cientistas do direito
• 4- Costume – prática reiterada de determinado ato acreditando ser direito
Sistema Jurídico
Conjunto organizado e sistematizado das normas jurídicas.
Direito Objetivo x Direito Subjetivo
O direito objetivo fixa os direitos e deveres das pessoas, sendo obrigatória a sua obediência a todas as pessoas.
O direito subjetivo é a faculdade que as pessoas tem de acionar o Estado para a proteção de um direito objetivo. (processo)
Direito publico x Direito privado
Direito
...