Princípios Da Administração Científica
Artigo: Princípios Da Administração Científica. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: • 12/11/2014 • 676 Palavras (3 Páginas) • 388 Visualizações
APLICAÇÃO DO SISTEM DE ADMISTRAÇÃO CIENTÍFICA EM ALGUNS OFÍCIOS
TRABALHO DE MANEJAR PÁS: Taylor resolveu analisar o trabalho com pás e observou que era possível aplicar os métodos da administração científica nessa atividade, que até então por ser uma atividade tão simples e rudimentar, ninguém antes havia dado tanta atenção que chegasse ao ponto de realizar um estudo detalhado e desenvolver uma técnica específica para a mesma. Porém a atividade de manejar pás, apesar de ser tão rudimentar e simples, existe sim uma ciência para trabalhar com a mesma e Taylor, após estudos desenvolveu e aplicou os conhecimentos científicos neste trabalho.
Seleção científica do trabalhador: Seleção do homem certo para a missão certa, geralmente pessoas acostumadas a trabalhar com essa atividade e que apresente um excelente rendimento, considerados funcionários de 1ª classe.
Estudo do tempo e movimento: Análise e observações, por meio de cronômetro de parada automática, a fim de se estudar exatamente a rapidez com que o trabalhador, usando tipo adequado de pá, com 10,25Kg, enche na pilha e a retira convenientemente carregada para atingir maior eficiência da atividade.
Estruturação da empresa para a atividade: Aquisição de equipamentos, ferramentas e pessoal para organizá-las e armazená-las
Qualificação do operário: No regime antigo não havia interesse em qualificar o trabalhador, diante de um enorme e supostamente inesgotável “exército industrial reserva”, porém desqualificado, com pouca produtividade e lucros decrescentes.
Taylor observou que, em todos os “ofícios” os operários aprendiam a maneira de executar as tarefas do trabalho, por meio da observação dos companheiros e vizinhos, o que levava a diferentes maneiras e métodos para executar a mesma tarefa em cada ofício e uma grande variedade de instrumentos e ferramentas diferentes em cada operação, essa diferença conduzia a diferentes índices de produtividade. Aí é que entra a função do administrador, por que Taylor concluiu que deve ser os administradores, através dos métodos da administração científica, e não os operários a escolherem a ferramenta e a forma correta de executar um trabalho.
Plano de incentivo salarial: Para que o funcionário desempenhe trabalho meticuloso, detalhado, é necessário que a ele seja pago gratificação, isso inicialmente para incutir-lhes as técnicas científicas e cumprir exatamente aquilo que lhes for mandado. Depois que o método científico for aceito, aí sim, a remuneração dos funcionários deve ser proporcional ao rendimento do seu trabalho, que de acordo com um dos principais objetivos da administração científica, a prosperidade do patrão, implicará na prosperidade do operário e vice-versa.
Divisão do trabalho: Percebeu-se que deixando de lidar com homens em grandes grupos, e passando a trabalhar com cada trabalhador individualmente, ou em último caso com pequenos grupos de no máximo com quatro pessoas o rendimento dessa atividade é bem mais superior.
Planejamento: O planejamento deve ser de responsabilidade exclusivo da gerência. Requer um trabalho maior trabalho por parte da administração, pois deve ser realizado antecipadamente todas as atividades a serem desenvolvidas. Com isso as perda de tempos são eliminadas.
RESULTADO ECONÔMICO COM APLICAÇÃO DESSE SISTEMA PARA ESSA ATIVIDADE
Dados Velho Sistema Novo Sistema
Número de trabalhadores no pátio 400 a 600 140
Média de tonelada por dia e por homem 16 59
Média de remuneração por dia e por homem $ 1,15 1,88
Custo médio do carregamento de 01 ton $ 0,072 0,033
No primeiro ano a economia da empresa com aplicação do novo sistema cresceu para $ 36.417,69 e nos seis meses seguintes quando todo o serviço do pátio aplicou-se pelo novo, a economia aumentou de $ 75.000,00 a 80.000,00 dólares.
EFEITO SOBRE O MORAL DOS TRABALHADORES
O moral dos operários era o mais elevado possível. Investigações minuciosas mostrava que dentre 140 trabalhadores, apenas 2 eram considerados ébrios (alcoólatra). Um bebedor habitual não aguentaria o ritmo do trabalho planejado, e por isso a maioria dos funcionários abriam mão da bebida alcoólica, com isso, passaram a economizar dinheiro e a possuírem um padrão de vida de melhor qualidade. Passaram a ver os superiores e chefes como seus amigos, não como alguém que os forçassem a trabalhar, mas sim como companheiros que tentavam ajudá-los a ganhar melhores salários e atingir a meta de produção da empresa, alcançando assim os dois principais objetivos do sistema da administração científica “prosperidade do patrão acompanhada de prosperidade da empresa.
...