Princípios De Gestão Ambiental E Política Ambiental
Monografias: Princípios De Gestão Ambiental E Política Ambiental. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: • 11/4/2014 • 293 Palavras (2 Páginas) • 392 Visualizações
A gestão ambiental é uma importante aliada de organizações que buscam um equilíbrio entre seus processos e os impactos ambienteis causados por eles, para isso, identificam os impactos ambientais para determinar o melhor meio de controlar e diminuir tais impactos (Campos, 2001).
Segundo a NBR ISO 14001 (ABNT, 2004ª), gestão ambiental é uma divisão da gestão global das organizações, que contempla atividades de planejamento, estrutura organizacional, responsabilidades, processos, praticas, procedimentos e recursos para desenvolver, implementar, atingir, analisar e manter a política ambiental.
A política ambiental na esfera privada nada mais é que uma forma de pacto escrito no qual as empresas elucidam seus princípios de respeito ao meio ambiente e suas contribuições para soluções de problemas ambientais. Trata-se de uma importante ferramenta para o sucesso de uma empresa, que em comunhão com o comprimento da lei, deseja firmar uma boa imagem (VALLE, 2004).
Para Seiffert (2007), através de políticas ambientais, condicionadas a definição de estratégia, ações, investimentos e providencias institucionais e jurídicas, pode-se assegurar a qualidade do meio ambiente e o desenvolvimento sustentável, e assim, assegurando o reconhecimento do meio ambiente, como patrimônio publico a ser resguardado com o uso racional dos recursos naturais.
1.2. Sustentabilidade
1.3. Responsabilidade para a conscientização social
1.4. Posicionamento da empresa – como se integrar na causa ambiental
Hoje existe uma relação muito mais profunda entre as empresas e o meio no qual ela atua, elas passaram a ter uma preocupação maior quanto a o meio ambiente e a sociedade, isto é resultado de uma mudança de visão que esta ocorrendo no pensamento da sociedade e migrando a ênfase do econômico para o social, dando maior valor a valores sociais como distribuição de renda mais justa, qualidade de vida, etc. (DONAIRE, 1999).
Para Andrade (2009) existe uma mudança de pensamento mecanicista para u
...