AMBIENTE DE TRABALHO AMBIENTAL
Tese: AMBIENTE DE TRABALHO AMBIENTAL. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: kiliane • 23/11/2013 • Tese • 767 Palavras (4 Páginas) • 399 Visualizações
ASSÉDIO MORAL NO AMBIENTE DO TRABALHO
Rejane Ragnini¹
Tierla Raquiel Pasqualoto²
Resumo
Neste Artigo Científico apresentaremos o Assédio Moral no Ambiente de Trabalho apresentado como exigência do Curso de Ciências Contábeis, na temática de Direito empresarial.
Palavras Chaves: Artigo científico Normalização ABNT
¹’² Alunas do Curso de Ciências Contábeis. UNIC (Universidade de Cuiabá – Campus de Industrial de Sinop) Turma 2012\02
INTRODUÇÃO
Assédio moral ou violência moral no trabalho não é um fenômeno novo. Pode-se dizer que ele é tão antigo quanto o trabalho. Neste artigo apresentaremos de maneira simplificada e resumida os parâmetros e as adversidades que imperam nessa temática corriqueira no ambiente de trabalho essas atitudes que, repetidas com frequência, tornam insustentável a permanência do empregado no emprego, causando danos psicológicos e até físicos (como doenças devido ao estresse) ao empregado.
ASSÉDIO MORAL NO AMBIENTE DO TRABALHO
O mundo neoliberal que se instalou nas últimas décadas acirrou um antigo problema nas relações sociais e, consequentemente, nas relações jurídicas: o assédio moral. Desde que o homem sobrepujou o seu semelhante, o assédio esteve presente, manifestando em suas variadas formas. No entanto, é na sociedade competitiva moderna, que as vozes se fazem ouvir contra essa forma de conduta. A informação permite que cada vez mais as pessoas saibam dos seus direitos e lutem por eles, não esquecendo dos seus deveres, dessa forma o assédio moral, embora seja um problema imanente á sociedade, ganha destaque nas discussões em todos os âmbitos, social, médico, psicológico e, como não poderia deixar de ser, no Direito, este instituído pelos homens para normatizar a sociedade.
O assédio moral é como uma guerra de nervos travada no interior das empresas. Dependente do trabalho para as suas satisfações morais, sociais, afetivas, psicológicas e materiais, inúmeras pessoas veem-se à mercê de ditadores, que dificultam ou até mesmo impossibilitam-no de exercer o seu direito de trabalhar e de viver de forma saudável. Assim, gradativamente, desaparece o equilíbrio físico e psíquico do indivíduo, sem que o veneno que o desencadeou seja visto. Sabe-se, hoje que a autoestima é um dos pontos de partida para que o homem seja engajado na vida como pessoa e cidadão, mas submetido à humilhação constante no trabalho sua saúde corre risco e começa a corroer-se pela baixa autoestima, pelas práticas perversas das relações sociais, como as do trabalho. Aos poucos, o individuo vai perdendo suas forças e luta para manter-se, mas, em geral á pressão é tanta que os erros, as doenças físicas e emocionais passam a atingi-lo.
O homem tornou-se o seu maior adversário. As guerras e a criminalidade denunciam abertamente este fato, mas o assédio moral sorrateiramente abala a base de pessoas no trabalho, sem que a mídia lhe dê o merecido destaque. O assédio moral é como um inimigo invisível que pouco se pune. O assédio moral é nocivo à saúde do trabalhador, e consequentemente, à da
...