TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Prioridades Competitivas E Competências Da Estratégia De Operações Da Gol

Ensaios: Prioridades Competitivas E Competências Da Estratégia De Operações Da Gol. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  8/8/2014  •  2.089 Palavras (9 Páginas)  •  3.308 Visualizações

Página 1 de 9

 Quais são as prioridades competitivas e competências da estratégia de operações da Gol?

As prioridades competitivas e competências da estratégia de operações da Gol são, referentes a custos, flexibilidade, qualidade e velocidade;

Custos: Isso fica claro, pois o processo de custos é altamente pensado, desde contrações de Funcionários, equipamentos, modelos de aeronaves, tempo de voos, tempo de espera dentro dos aeroportos, refeições rápidas a bordo, acentos, tripulação, equipe de terra, manutenção de maquinas e preço de passagens e rotas.

Destaco a estratégia da companhia em se intitular (Linhas Aéreas inteligentes), pois através de pesquisas de benchmarking, teve como exemplo outras empresas aéreas internacionais como modelo, com isso pode criar uma estratégia competitiva em um mercado em plena decadência nos anos 2000, onde as concorrentes se encontravam fragilizadas. Isso se deve muito pela economia da época, pelo perfil do consumidor e sobre tudo, pela "eletização" que se encontrava o setor aéreo nesse período, com isso a GOL percebeu a oportunidade, tendo sucesso em suas operações principalmente no quesito custo baixo, como:

- A GOL optou em manter aeronaves modernas e de boa tecnologia que representavam uma economia de 11% referente ao concorrentes do setor.

- Com a estratégia de não servir lanches quentes, ganhou mais espaço em sua aeronave, (12 assentos), minimizando os custos do valor da passagem.

- Sua tripulação era 50% menor do que as concorrentes, minimizando os custos fixos, além disso a companhia manteve duas estratégias de pessoal, manter profissionais mais experientes em tripulação, o custo do seguro do avião fica mais baixo. Outro ponto, foi colocar uma equipe mais jovem em terra e administrativa, para mantero custo baixo de pessoal.

No modelo estratégico, considerando a flexibilidade como fator competitivo destaco os seguintes pontos:

- A GOL, percebeu que seu modelo exigia algo diferente, por isso implantou um sistema de vendas a bordo, onde satisfaz clientes que estão dispostos a pagar por um lanche o refeição quente, sendo estratégico principalmente em trechos longos.

- A companhia perceber também que o perfil do cliente era fator a ser levado em consideração, por isso, implantou um sistema de (yeld management), precificando seu assento, com isso ela passou a atender os clientes mais exigentes por espaço maiores e maior conforto.

Acredito que no fator de competitividade, a qualidade se apresenta em situações como:

- O fator de implementação de sistema, tendo um desempenho altamente eficaz para clientes e colaboradores.

- A entrega dos serviços de modo a atender as expectativas, proporcionando agilidade, preço baixo e rapidez.

- Creio que a aplicação do modelo proposto, levando-se em conta sua durabilidade, (modelo aplicado a mais de 10 anos) utilidade, (modelo comparado e copiado) e confiabilidade (aceitação do público consumidor).

No quesito, velocidade, entendo que são fatores determinantes:

- Agilidade nos processos de compra de passagens, permitindo acesso e retorno rápido aos consumidores.

- Tempo de permanência em solo, sendo 20 minutos apenas para aeroportos menores enquanto a concorrência leva 35 minutos, e para aeroportos maiores a GOL leva 30 minutos e os concorrentes 45 minutos, muito mais rápido que a concorrência.

Essas competências fizeram com que a GOL se tornasse uma das maiores companhias aérea brasileira, detendo cerca de 34,2% no mercado de voos domésticos. (fonte A ABEAR (Associação Brasileira das Empresas Aéreas Fev 13)

:

 Discuta os trade-offs envolvidos e se a empresa fez alguma coisa para removê-los ou alterá-los. O que você faria no lugar dela?

Acredito que a companhia obteve uma postura de custos baixos, tarifa baixa, dentro disso optou em minimizar serviços considerados de segunda necessidade como seu serviço de bordo sem refeições quentes e pouca variedade de bebidas, assentos sem grande espaço e sem diferenciação para clientes, ou seja, a GOL focou em baixar preço para ganhar no volume sendo como principal foco obter a melhor taxa de ocupação do mercado.

Em vários pontos observamos que as estratégias adotadas pela GOL no setor de transporte aéreo, forçou a mesma a mudar seu posicionamento de mercado para sobreviver e retomar seus lucros.

A GOL, foi a principal representante brasileira do modelo de custo baixo, revertendo o capital economizado em descontos para passagens, além de criar um canal direto de comunicação e venda para o consumidor final, impactando diretamente empresas como agências de viagens, com isso construiu uma marca associada a preços baixos, facilidade de compra e pagamento, além de aeronaves novas.

Mas em resumo quando a Gol entrou no mercado percebeu que muitos potenciais clientes no Brasil não voavam devido aos preços elevados das viagens, com tantos serviços incluídos no pacote o preço não atendia a muitas pessoas, isso promoveu uma certa mudança no perfil dos consumidores, pois a Gol reprojetou o serviço para atender a essa classe e o resultado foi um sucesso.

O que ocorreu depois foi o Efeito Gol onde todas as demais empresas do setor se remodelaram também. Elas perceberam que a importância do custo para os clientes era alta e que a Gol passou a ter o melhor desempenho no mercado.

Sua primeira alteração foi mesmo a inclusão de rotas maiores , pois a empresa iniciou suas atividade concentrando seus voos apenas para trechos de Brasília,Rio de Janeiro, Belo Horizonte e São Paulo, ela percebeu que poderia expandir seus horizontes e abriu seu portfólio para as regiões norte, nordeste e sul do país.

Acredito que parte da estratégia da GOL, foi a redução da dependência de agentes de viagens para venda de bilhetes, com isso a companhia manteve contato com o consumidor final, agilizando processos e promovendo o baixo custo. Porém as empresas do setor de viagens fecharam parcerias com as demais companhias aéreas o que fez a GOL a utilizar esses canais de vendas, tendo o apoio dos serviços de intermediários para venda das passagens , sendo como parte do acordo a "exclusividade" de alguns trechos fretados somente pelas agências de viagens parceiras da companhia.

Outro ponto a ser destacado foi o incremento do seu cardápio, onde a empresa

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.7 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com