Processo De Cuidar
Monografias: Processo De Cuidar. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: amorim.cleia • 25/9/2014 • 701 Palavras (3 Páginas) • 281 Visualizações
Pediculose
Os piolhos são insetos parasitas sem asas (ápteros), dificilmente visíveis, que são transmitidos facilmente de pessoa para pessoa através do contato corpóreo e do compartilhamento de vestimentas e de outros objetos de uso pessoal.
Existem três tipos:
Pedículose do Couro Cabeludo: O piolho do couro cabeludo (Pediculus humanus capitis) é um inseto que se alimenta do sangue das pessoas e reproduz-se com rapidez.Transmitido de uma pessoa para outra, ele se instala no folículo piloso, ou seja, na base do cabelo, onde deposita seus ovos, as lêndeas, fáceis de serem reconhecidas e que se diferem da caspa porque ficam grudadas no pelo.
O período de incubação dura de 8 a 10 dias. A infestação ocorre mais em crianças, principalmente nas que frequentam escolas e estão em contato com outras crianças. Não tratar a pediculose capilar infantil pode acarretar mau desempenho escolar por causa da coceira, noites mal dormidas e, nos casos mais graves, anemia provocada pela hematofagia desses insetos.
Pedículose do Corpo: Os piolhos do corpo não são tão facilmente transmitidos quanto os piolhos da cabeça. Geralmente, eles infestam os indivíduos com maus hábitos de higiene e aqueles que vivem em espaços limitados ou em instituições populosas. Esses piolhos podem transmitir doenças como o tifo, a febre da trincheira e a febre recidivante. (Pediculus humanus corporis)
Pediculose Pubiana: Pthirus pubis: piolho do púbis, chato (é transmitido por contato sexual). Os piolhos encontrados na área pubiana (os “chatos”) apresentam um corpo mais curto e mais largo que as outras duas espécies. A forma mais arredondada faz com que eles se pareçam com caranguejos.
Suas diferenças:
Transmissão:
Os piolhos são transmitidos através do contato pessoal e do compartilhamento de pentes, escovas, chapéus e outros objetos de uso pessoal.
Sintomas:
• Intenso prurido (coceira) em todas as formas;
• Pápulas vermelhas com base eritematosa (pediculose no corpo);
• Adenopatia (íngua) e máculas de cor azul- acinzentada na virilha (pediculose pubiana). Os sintomas dessa doença sexualmente transmissível (DST) têm início de uma a duas semanas após o contato com o parasita. A principal queixa é a coceira. Nos locais da picada, podem ocorrer alterações da pele semelhantes à urticária, bolhas e manchas azuladas. A única forma de evitar a pediculose pubiana é impedir o contato com os piolhos e a fixação das lêndeas.
• Coceira intensa no couro cabeludo;
• Feridas causadas pelo ato de coçar;
• Marcas visíveis deixadas pelas picadas de inseto;
• Aparecimento de ínguas e infecções secundárias nos casos mais graves de infestação.
Tratamento:
Os medicamentos usados para combater a escabiose devem ser aplicados nas áreas afetadas (púbis, coxas, tronco, axilas, etc.) duas vezes seguidas e depois de sete dias novamente. A aplicação
...