Processo De Fabricação De Eletrodos
Monografias: Processo De Fabricação De Eletrodos. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: cassiodss • 21/10/2014 • 777 Palavras (4 Páginas) • 2.850 Visualizações
Etapa 1 – Trefila do arame e Corte
O arame chega até a fábrica em barricas (arame em rolo) e com espessura padrão de 8mm. Como os eletrodos revestidos são fabricados na espessura de 2mm, 3,25mm, 4mm, 5mm, 6mm e 7mm é necessário que o arame recebido em rolo passe pelo processo de trefila para que o mesmo chegue à espessura especificado de cada material.
Arame em rolo Trefila de arame
Após o processo de trefila o arame precisa ser endireitado, ou seja, precisa ficar reto e ser cortado no comprimento especificado, seja 350mm ou 450mm e para esse procedimento é utilizado uma máquina de corte de arame.
Máquina de corte de arame
Depois desta etapa o arame é encaminhado à linha de produção e irá abastecer a extrusora.
Etapa 2 – Processo de Moagem
O processo de fabricação de eletrodos revestidos inicia-se pelo processamento das matérias primas. Estas geralmente são adquiridas diretamente da jazida e chegam até a fábrica em forma de pedra bruta e que deverá passar pelo Processo de Moagem (Etapa 1) para que possamos transformar a pedra bruta em pó refinado de acordo com as características de granulometria específica de cada eletrodo revestido a ser fabricado.
Moagem
Etapa 3 – Pesagem das matérias primas
Nesta etapa todas as matérias primas deverão ser pesadas e separadas em pequenas caçambas, sejam elas matérias primas em pó ou líquidas. A quantidade de cada matéria prima vai depender do que se pede em cada FEN (Ficha de Encomenda), ou seja, cada tipo de eletrodo revestido que se quer fabricar.
Balança Industrial Caçamba para separação de matéria prima
Etapa 4 – Misturador
As matérias primas são colocadas no misturador, obedecendo a uma sequência e o tempo em que a “massa” deverá ser misturada.
Misturador
Etapa 5 – Tarugo
Após a “massa” sair do misturador ela é acondicionada em tarugos, ou seja, moldes.
Tarugo
Etapa 6 – Extrusora
Os tarugos são colocados na extrusora, onde, essa massa irá revestir o arame “alma do eletrodo” e veremos o eletrodo revestido.
Extrusora de Eletrodo Revestido
Etapa 7 – Escolha e Carimbo
Assim que o eletrodo revestido for ejetado da extrusora o mesmo passará por uma seção de escolha manual, onde serão realizados os testes de “excentricidade” e a avaliação de acabamento da massa. Sendo aprovado é direcionado através de esteira até a carimbadora, que realiza o carimbo da referência comercial e norma AWS ou DIN de cada eletrodo revestido produzido.
Eletrodo Revestido
Etapa 8 – Secagem Livre e Forno
Os eletrodos precisam de um tempo de descanso ao ar livre antes de serem submetidos ao processo de secagem em forno. Por isso, após o carimbo eles são colocados em grandes bandejas de madeira (para que não marquem ou cause ranhuras em seu revestimento) e permanecem horas ao ar livre para uma secagem inicial. Após o tempo de secagem livre, são
...