Processo De Trabalho Empresas
Monografias: Processo De Trabalho Empresas. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: anataysa • 11/2/2015 • 868 Palavras (4 Páginas) • 626 Visualizações
ATIVIDADES AULA 01
01 – Conceitue o termo “empresa”;
Empresa é uma organização que exerce uma atividade com o objetivo de atender e satisfazer necessidades e desejos humanos, visando ao lucro. Uma empresa é uma pessoa jurídica com objetivo de exercer uma atividade particular, pública, ou de economia mista, que produz e oferece bens ou serviços, com o objetivo de atender a alguma necessidade humana. O lucro, na visão moderna das empresas privadas é consequência do processo produtivo e o retorno esperado pelos investidores. As empresas de titularidade do poder público têm a finalidade de obter rentabilidade social. As empresas podem ser individuais ou coletivas, dependendo do número de sócios que as compõem.
02 – Explique os setores de atuação de uma empresa e assinale em qual dos setores o assistente social pode atuar.
Setor Primário esse setor está relacionado à produção por meio da exploração de recursos como agricultura, mineração, pecuária, pesca e extrativismo vegetal e animal. O setor primário é o responsável pelo fornecimento de matéria-prima para a indústria da transformação. O setor primário depende exclusivamente dos fenômenos naturais, principalmente do clima.
Setor Secundário é o responsável por agregar a matéria-prima e industrializá-la, a fim de agregar valor aos produtos advindos do setor primário. Participam desse setor as indústrias de máquinas, roupas, automóveis, alimentos industrializados, eletrônicos, entre outros. O setor secundário é o que agrega valor à matéria-prima, porque industrializa, transforma, cria e aplica tecnologia para transformar a matéria-prima em um produto acabado que será utilizado na satisfação das necessidades humanas.
Setor Terciário é o responsável pelo movimento constante da economia do país, pois se encarrega de receber os produtos dos demais setores e de transformá-los em dinheiro. Está atrelado à prestação de serviços, mais conhecidos como terceirização de serviços ou terceiro setor, ou seja, uma empresa contrata outra para prestar-lhe um serviço. Esse é o setor que a assistente social pode atuar, setor terciário.
03 – Um assistente social em uma empresa, Modismo ou necessidade? Explique.
Tais fatores trazem consigo, a necessidade de uma profissão que atue nestas relações, as quais são inerentes ao processo de transformação, sendo o serviço social requisitado como tal. A requisição do assistente social pela empresa, antes de qualquer coisa, confirma que a expansão do capital implica no surgimento de novas necessidades sociais, passando a empresa a requisitá-lo para desenvolver um trabalho de cunho assistencial e educativo junto ao empregado e sua família. A empresa vê no assistente social uma forma de organizar as relações das pessoas que a compõem, buscando proporcionar a qualidade de vida no trabalho, objetivando reafirmar seus interesses capitalistas. Assim o assistente social não negara a importância de estar atuando junto ao trabalhador na empresa, e usará de sua habilidade, criatividade e capacidade de intermediar e propor para tomar o atendimento sócio assistencial da empresa um meio efetivo de atenção aos interesses do trabalhador, por mais que isso também leve a satisfação dos interesses do empregador, pois parece ser indissociável a realização de um em detrimento do outro.
ATIVIDADES AULA 02
01 – O que são recursos materiais e onde podemos encontrá-los? Identifique-os.
Recursos materiais são matéria-prima e os componentes que uma empresa
...