Processos Adm
Artigo: Processos Adm. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: camididonato • 6/9/2014 • 4.744 Palavras (19 Páginas) • 243 Visualizações
UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP
Campus Belém
Curso de Administração
Camila Di Donato Teixeira 6748344097
Kelly Cristina de Souza 6785411946
Rafaela Lopes Costa 6946470572
Rafael Martins Marcioto 8528938323
Samanta Rodrigues Souza 6373217832
Vanessa Palaria Rodrigues 8310759892
ATPS DE PROCESSOS ADMINISTRATIVOS
Profª Tutora Presencial Adriana de Novais
JUNHO – 2014
SÃO PAULO/SP
Sumário
1.INTRODUÇÃO 1
2.PLANEJAMENTO 1
2.3 Nível Operacional 4
3. PLANO ESTRATÉGICO 5
3.1 Nome do Evento 6
3.2Viabilidade 6
3.3Cronograma 6
3.4 Organização 7
4. DIREÇÃO 7
5.CONTROLE 8
5.1Implicações Éticas do Controle. 10
6.ANÁLISE CRÍTICA 11
7. CONSIDERAÇÕES FINAIS 12
7.1 Situação Real Vivida Pelo Administrador. 13
7.2 A Atuação do Administrador na Gestão da Organização 14
REFERÊNCIAS 15
1.INTRODUÇÃO
Os processos administrativos são ações que devem ser feitas, bem como: planejar, organizar, coordenar e controlar, sendo que essas ações tem direta ligação às atitudes do administrador.
O que será apresentado a seguir gera o conhecimento e confiança quando se fala em competência profissional. Competência que pode ser um diferencial para a aplicação do conhecimento administrativo na prática, seja em uma tomada de decisão, no empreendedorismo ou em tantas outras situações com que um administrador pode se deparar.
Um dos principais objetivos deste trabalho é encontrar a melhor maneira de se administrar, porém pensando não só na “empresa” a qual o administrador é responsável e sim em todo o ambiente onde ela está inserida, pois é indiscutível a realidade de que a “sobrevivência” da empresa e suas respectivas ações, geridas pelo administrador, têm impactos não só em si própria, como sobre o ser humano e a sociedade.
Este trabalho tem como principal objetivo abordar a importância e conceito do Planejamento Empresarial diante do meio ambiente e conscientização do ser humano perante a coleta seletiva de lixo e os benefícios que trarão para um futuro bastante próximo. O material reciclado e coletado será revertido em valores e aplicado em atividades educacionais em uma ETEC. Nome do evento: Meio ambiente e cidadania
2.PLANEJAMENTO
De acordo com Carlos Escossia planejamento é:
De forma genérica, o planejamento é a definição de um futuro desejado e de meios para alcançá-lo. Em outras palavras, poderíamos definir planejamento como sendo o exercício sistemático da antecipação.
O princípio do planejamento é inspirado no esquema de planificação dos países socialistas, do qual se distingue por não eliminar a concorrência entre empresas no mercado, e exercer um controle mais normativo que imperativo.
Até os anos 30, o planejamento era considerado incompatível com a economia de mercado. Hoje, o planejamento é utilizado nos países capitalistas, sendo comum à intervenção do Estado na economia.
Outra justificativa do planejamento nos países capitalistas é o investimento em certos setores ou atividade que ofereçam lucros duvidosos, e em longo prazo, pelo qual a iniciativa privada não se interessa, ou disponha de capital necessário, tais como: construção de estradas, hidrelétrica etc.
O planejamento econômico varia de acordo com as características de cada país (estrutura institucional, estágio de desenvolvimento, situação histórica e geográfica), e pode assumir diversas formas.
Pode simplesmente introduzir o controle de preços e de políticas setoriais ou, em caráter mais amplo, orientar investimentos de infraestruturas, tais com: indústria de base, transporte e comunicação, etc.
De forma geral, as técnicas de planejamento são semelhantes quanto ao objetivo, mas costumam diferir segundo as metas, que são profundamente influenciados por fatores político-sociais.
Daí que é fundamental não confundir planejamento com previsão, projeção, predição, resolução de problemas e planos.
O planejamento pressupõe a necessidade de um processo decisório que ocorrerá antes, durante e depois de sua elaboração na empresa – é um processo contínuo, cujas características básicas são: o planejamento não diz respeito a decisões futuras, mas às implicações futuras de decisões presentes; o planejamento não é um ato isolado; o processo de planejamento é muito mais importante que seu produto final.
Na prática, podem-se distinguir três tipos de planejamento:
Planejamento Estratégico – é conceituado como um processo gerencial que possibilita ao executivo estabelecer o rumo a ser seguido pela empresa com o seu ambiente.
Relacionam-se os objetivos de longo prazo e com maneiras e ações par alcança-los, que afetam a empresa como um todo.
Planejamento Tático – relacionam-se os objetivos de curto prazo, e com maneiras e ações que, geralmente, afetam somente uma parte da empresa.
Tem como eixo central aperfeiçoar determinadas áreas de resultados, e não a empresa como um todo. Portanto, trabalha com decomposição dos objetivos e políticas estabelecidas no planejamento estratégico.
Planejamento Operacional – pode ser considerado
...