Processos Produtivos
Casos: Processos Produtivos. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: nataliasouto • 11/11/2014 • 378 Palavras (2 Páginas) • 476 Visualizações
Diferenças nos processo produtivos segundo Corrêa e Corrêa (2012):
Volume de fluxo processado: alguns processos produtivos processam altos volumes de fluxo, como fabricas de cimentos, transporte públicos, usinas de álcool, etc., e há processos que possuem baixo volume de fluxo, como consultórios, alta costura, fabrica de satélites, etc.
Variedade de fluxo processado: existem processos executados em um só tipo de fluxo, percorrendo uma seqüência de etapas, como usina de aço, metrô, fabricas de vidro, etc., e existem processos que executados em diferentes fluxos, que requerem uma seqüência de etapas diferentes do processo produtivo, como fabrica de moldes especiais, personal trainer, etc.
Recurso dominante: existem processos em que há grande participação de pessoas na sua execução, portanto, o recurso humano é o dominante, como consultorias, artesanato, etc., e existem processos em que seu recurso dominante é a tecnologia, como as usinas hidrelétricas, fabricas de alumínio, centrais telefônicas.
Incrementos de capacidade: existem processos em que só é possível incrementar a capacidade produtiva em grandes degraus de cada vez, pois seus recursos são de grande porte e não permitem incrementes graduais, como as companhias aéreas, tratamento de água, etc., e existem processos produtivos em que a capacidade incrementada é de forma gradual, como os escritórios de advocacia, alfaiates, etc.
Critério competitivo de vocação: há processos em que existe vocação para serem eficientes com pior flexibilidade, como os restaurantes populares, plantas químicas, etc., e há processos em que tem mais vocação de ser flexíveis mas com perca da eficiência, como restaurantes de luxo, psicoterapia, etc.
2) Diferenças entre:
PRODUÇÃO POR TAREFA: produção em pequenos lotes, variedade de produtos, roteiros de produção variados, equipamentos agrupados por função, profissionais polivalentes para desempenhar toda a produção do produto, equipamentos universais e flexíveis, parecido com o processo artesanal. Exemplos: Fábrica de maquinas especiais, móveis por encomenda, etc.
• PROCESSO EM LOTES: arranjo físico parecido com a produção por tarefa, por ser funcional pelo ato grau de flexibilidade requerida, especialização e dedicação dos funcionários aos equipamentos - ou seja, não é apenas um funcionário que desempenha todas as funções do processo produtivo -, há economias de escala, e geralmente é um processo utilizado por empresas que possuem uma linha de produtos estabilizada de variedade alta. Exemplos: Indústrias de embalagens, químicas e de alimentos, estamparias de montadoras de veículos, etc.
...