Processos Produtivos
Artigo: Processos Produtivos. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: paulopgs • 6/12/2014 • 645 Palavras (3 Páginas) • 308 Visualizações
Atividade respostas:
1 – No seguinte trecho do texto: “Produtos sob medida são produzidos e vendidos em unidades discretas com número de série e lote a cada unidade, por outro lado, produtos não diferenciados são produzidos em unidades não discretas e suas vendas e estoques são designados em toneladas, sacas, galões, litros, dentre outras unidades de medida.”. Explique o que é “unidades discretas” e “unidades não discretas”.
Resposta:
Unidades discretas : São produtos diferenciados e referem-se a processos por projeto, destinados a determinada demanda e lotes com número de série.Com muitos produtos, demanda específica e eventual, muitas mudanças no projeto do produto, pequeno volume de vendas, preços altos por unidade, custo baixo de transporte.
Unidades não discretas: São produtos não diferenciados e referem-se a processos produtivos contínuos, com demanda derivada e constante. Com poucos produtos, grande volume de vendas , poucas mudanças no projeto, preços baixos por unidade e custo de transporte relativamente altos.
2 – Baseando-se no seguinte trecho: “Job shops e flow shops possuem diferentes arranjos físicos. O layout de um job shop é definido pelo processo de fabricação enquanto o layout de um flow shop é definido pelo produto.”. É correto afirmar que um dos layout mais indicados para um sistema flow shop é o layout celular? Por que? Se a resposta for não, qual seria o mais indicado e porque?
Resposta:
Sim, células de produção são indicadas para ambientes flow shop
, O layout de linha ou por produto é o mais indicado para o sistema flow shop. Porque permite maior rapidez ao fluxo de produção, cujo processo de fabricação ou montagem seja padronizado. Tais como indústrias automobilísticas, alimentícias, frigoríficos etc...
O arranjo físico do tipo celular procura unir as vantagens do arranjo físico por processo, com as vantagens do arranjo físico por produto. A célula de manufatura consiste em arranjar em um só local, conhecido como célula, máquinas diferentes que possam fabricar o produto inteiro. O material se desloca dentro da célula buscando os processos necessários, porém o deslocamento ocorre em linha. Alguns gerentes de produção que se referem ao arranjo celular como “mini linhas” de produção”.
3 – No seguinte trecho afirma-se: “A determinação da capacidade produtiva de um flow shop é relativamente fácil. Para tanto, basta analisar os gargalos do processo.”. Pergunta-se, como se determina o gargalo de um processo ?
Resposta:
Para se determinar um gargalo em um processo produtivo deve-se analisar cada estágio de produção do processo verificando sua capacidade produtiva e suas restrições , verificar através de cálculos e medições o estágio com menor eficiência produtiva adicionando mais capacidade para aliviar o gargalo. Uma hora perdida em um gargalo ou em recurso restritivo é uma hora perdida no sistema inteiro.
4 – No seguinte trecho afirma-se: “Quanto ao atraso no recebimento de matérias-primas
...