TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Produtividade Do Milho: Diferentes Altitudes

Artigos Científicos: Produtividade Do Milho: Diferentes Altitudes. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  19/6/2013  •  597 Palavras (3 Páginas)  •  3.516 Visualizações

Página 1 de 3

1. Introdução

A cultura do milho tem grande importância em nível mundial, pois é uma das principais fontes de alimento exploradas pelo homem desde a sua descoberta na América e disseminação pelo mundo (SILVA &CARVALHO, 2000).

A importância econômica do milho é caracterizada pelas diversas formas de sua utilização, que vai desde a alimentação animal até a indústria de alta tecnologia. Na realidade, o uso do milho em grão como alimentação animal representa a maior parte do consumo desse cereal, isto é, cerca de 70% no mundo. Nos Estados Unidos, cerca de 50% é destinado a esse fim, enquanto que no Brasil varia de 60 a 80%, dependendo da fonte da estimativa e de ano para ano (EMBRAPA, 2000).

A altitude influencia a temperatura ambiente. Sendo a planta do milho termossensível, ela sofre influência das variações climáticas. De modo geral, nas regiões mais altas, onde as temperaturas são mais amenas e com pequenas variações entre temperaturas diurnas e noturnas, há tendências de maiores produtividades (EMBRAPA,CNPMS).

2. Problemas

A dificuldade da cultura do milho em atingir alto rendimento de produção em baixa altitude, pelo fato de ser uma planta sensível a temperaturas noturnas amenas, e os dias quentes favorecerem o seu desenvolvimento e a sua necessidade luminosa pode ocorrer diferença em sua produtividade.

3. Objetivo

Analisar a produtividade da cultura do milho em diferentes altitudes.

3.1 Objetivo geral:

Pretende-se atingir resultados consideráveis em altitudes que sejam favoráveis para a cultura.

Temperaturas do solo inferiores a 10ºC e superiores a 42ºC prejudicam sensivelmente a germinação, ao passo que, aquelas situadas entre 25 e 30ºC propiciam as melhores condições para o desencadeamento dos processos de germinação das sementes e emergência das plântulas. Por ocasião do período de florescimento e maturação, temperaturas médias diárias superiores a 26ºC podem promover a aceleração dessas fases, da mesmas forma que temperaturas inferiores a 15,5ºC podem prontamente retardá-las (BERGER, 1962 apud FANCELLI e NETO, 2000, p. 24).

3.2 Objetivo Específico:

a) Verificar a temperatura em diferentes altitudes se são favoráveis a cultura do milho.

b) Apurar as opiniões de produtores em relação à produtividade da cultura nas diferentes altitudes.

c) Com os resultados dos dados obtidos analisar qual altitude é mais viável para a produção da cultura.

4. Justificativa

É importante realizar essa pesquisa, pois, nossas áreas são muito diversificadas desde regiões altas, até regiões muito baixas. Com esse estudo podemos analisar em qual altitude e temperatura o milho tem uma maior produtividade, e consequentemente um maior retorno econômico para os agricultores.

5. Referencial Teórico

O milho sendo uma planta de origem tropical, exige, durante seu ciclo vegetativo, calor

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com