Produtos Financeiro BNDES
Artigo: Produtos Financeiro BNDES. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: carlos.a2 • 27/9/2014 • 1.725 Palavras (7 Páginas) • 564 Visualizações
INSTITUTO SUMARÉ DE EDUCAÇÃO SUPERIOR – ISES FACULDADE SUMARÉ
GESTÃO FINANCEIRA
Alessandra Avelino Gomes
Cristina Costa Ribeiro de Barros
Carlos Alberto Soares da Silva
Marcos Fernando de Laet
Thais Barbosa Marto
PRODUTOS FINANCEIROS
BNDES FINEM
BNDES PROCOPA ARENAS
Projeto Profissional Interdisciplinar, da Faculdade Sumaré,•.
SÃO PAULO
2014
OBJETIVO
A empresa escolhida pelo grupo para fazer avaliação e apresentação do trabalho, foi o S.C.Corinthians Paulista, porque todo este processo que esta envolvendo a liberação do credito para construção deste estádio para copa mundo, tal como o valor investido na construção da Arena Corinthians o desenvolvimento ao redor da construção a discussão sobre os beneficio que foi concedido (isenção de imposto), para a realização deste projeto é uma fato atual, uma linha de credito criada exclusivamente para construção dos estádios da copa do mundo.
Este linha de credito, era desconhecida te então, assim achamos conveniente explorar e conhecer um pouco mais, obter mais informações sobre esta linha de credito disponibilizada pelo BNDS.
JUSTIFICATIVA
Polo industrial, obras viárias e edificações públicas compõem infraestrutura prometida para a região do entorno da Arena Corinthians.
Obras do Complexo Viário do Polo Industrial de Itaquera, que pretendem melhorar o tráfego na zona Leste de São Paulo e diminuir o deslocamento diário dos moradores para outras regiões da cidade a partir da criação de oportunidades de trabalho locais.
A Zona Leste de São Paulo e, por sua vez, o bairro de Itaquera são regiões muito carentes de investimentos em todos os setores. O argumento de desenvolver a região e ajudar seu povo é repetido exaustivamente quando se fala na abertura da Copa do Mundo, e é um motivo muito forte inclusive. De fato, se o dinheiro for bem investido e o governo municipal, estadual e federal conseguirem organizar junto aos responsáveis pelo torneio para atrair empresas dispostas a investir na região e melhorar a condição de vida dessa população e, ao mesmo tempo, proporcionar uma boa realização desse evento, pode-se dizer que o impacto é positivo.
ESTRUTURA E DESENVOLVIMENTO SOCIAL
De acordo com a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano (SMDU), o polo industrial em Itaquera ficará em uma área próxima ao futuro estádio do Corinthians, localizado nas proximidades das estações do metrô Itaquera e da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM). O empreendimento contará com uma Faculdade de Tecnologia (Fatec), uma Escola Técnica Estadual (Etec), Senai, Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, um edifício multifuncional com centro de eventos, uma rodoviária, a escola de formação do Instituto Dom Bosco, além de outros equipamentos.
Há promessas de melhorias nas avenidas que cercam o estádio (Radial Leste e Jacu-Pêssego), no metrô e na linha de trem, além da diminuição da criminalidade. A questão imobiliária envolve diversos investimentos não só do governo como de empresas privadas, a fim de criar novas moradias, melhorar a condição de vida e da imagem de Itaquera. No setor econômico se espera uma maior geração de empregos, aumento do PIB e do potencial de consumo. Recentemente a prefeitura de São Paulo anunciou que realizará a Operação Urbana Consorciada Rio Verde – Jacu, que promete melhorar o acesso da Zona Leste com o centro da cidade. Do ponto de vista social, a realização da Copa do Mundo em Itaquera pode aumentar a auto-estima da população, melhorias na educação e capacitação, além de, teoricamente, melhorias em segurança e saúde.
METODOLOGIA
Foi realizado um estudo sobre a historia do Corinthians para que pudéssemos entender os motivos que levaram o clube a construção de seu estádio, a pesquisa foi realizado no site do clube e no Wikipédia. A pesquisa nos forneceu suporte para que pudéssemos avaliar e concluir que este seria o projeto para o nosso trabalho de PPI.
Foi feito uma pesquisa no site da prefeitura, da empresa responsável pela construção do estádio (Odebrecht) e no site do BNDES, para entender os valores que seriam gastos na obra, o porque do incentivo fiscal e qual seria este valor concedido pelo governo. Procuramos saber quais seriam os beneficio para região e o que poderia ser negativo para a população que reside na região.
Em pesquisa realizada no site da prefeitura podemos verificar o programa de desenvolvimento da Zona Leste, que inclui:
1. Ampliar os investimentos privados na região, maximizando os investimentos públicos executados em implantação e previstos;
2. Realizar ações especifica e estratégicas visando gerar um circulo econômico virtuoso, de forma a criar novos postos de trabalho, aumento da renda da população desta região, maior demanda de consumo e necessidade de novos empreendimentos;
3. Propiciar o fortalecimento, a dinamização e a consolidação das atividades econômicas da região;
4. Instituir desenho urbano que busque a eficiência e a sustentabilidade da área.
A parte negativa desta construção é a desocupação das casas, onde vários moradores teriam desapropriar dos imóveis para realização da construção da arena.
Para continuidade iríamos tentar uma entrevista porem não há possibilidade devido ao prazo o responsável pelo setor de imprensa informaram que a agenda já esta cheia, assim daremos continuidade com as pesquisa nos sites da prefeitura, governo, do clube , vamos acompanhar jornais, revistas e os meios de comunicações para fazer a conclusão do trabalho.
BNDES – PROCOPA ARENAS – 2014
Para o BNDES, o esporte é um forte indutor do desenvolvimento. A atividade movimenta a economia, demanda investimentos no turismo e na indústria, gerando com isso emprego e renda para diversos segmentos da sociedade.
Além de financiar projetos ligados à Copa do Mundo de 2014 e às Olimpíadas de
...