Produção De Texto Individual Interdisciplinar
Artigos Científicos: Produção De Texto Individual Interdisciplinar. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: tiagobgexr • 20/6/2014 • 1.953 Palavras (8 Páginas) • 570 Visualizações
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO 3
2 DESENVOLVIMENTO 4
2.1 A importância da coerência entre discurso e prática das empresas. 6
3 CONCLUSÃO 8
REFERÊNCIAS 9
1 INTRODUÇÃO
Com base no texto apresentado, poderemos observar que a comunicação empresarial é um processo de troca de informações que tem como objetivo a formação de um sistema de aperfeiçoamento das relações entre cargos/funções administrativas com o intuito de aprimorar o desempenho das ações realizadas no contexto organizacional. O objetivo deste trabalho é ressaltar a importância de uma comunicação empresarial eficaz para a execução de atividades organizacionais e, consequentemente, para o alcance das metas pré-estabelecidas em uma corporação. Por meio de uma revisão de literatura, cuja abordagem enfoca detalhes que explanam sobre a relevância da comunicação nas empresas, é possível entender a influência que a eficiente troca de mensagens entre membros de uma organização podem proporcionar a um ambiente profissional.
Nessa perspectiva, este trabalho visa demonstrar, por meio de revisão literária, como uma eficaz comunicação empresarial está relacionada à eficiente veiculação de mensagens, fazendo com que haja a melhoria das tarefas realizadas e o alcance dos objetivos das partes interessadas (funcionários, administradores, clientes, fornecedores e acionistas). Tem-se ainda como objetivo verificar a relação entre o desempenho da empresa e seu processo interno de comunicação, através da análise de relatos e esclarecimentos de autores sobre a estreita ligação entre a decodificação da mensagem transmitida e a execução das atividades, ou seja, a transformação de dados em informações inerentes aos processos administrativos da organização. Em outros termos, buscará averiguar a habilidade de transmitir as mensagens no desempenho das funções ligadas à execução de tarefas administrativas.
2 DESENVOLVIMENTO
O processo de comunicação ocorre no momento em que o emissor (codificador) emite uma mensagem ao receptor (ou decodificador), por intermédio de um meio, denominado canal. Sendo assim, o receptor decodificará a mensagem que pode chegar até ele com algum ruído (bloqueio, filtragem) e então, a partir daí, produzirá o feedback, ou seja, a resposta àquilo que lhe chegou.
Em virtude da necessidade de se agir tendo como meta a qualidade total e a melhoria dos procedimentos e padrões utilizados no dia-a-dia corporativo, emergiu a necessidade de uma comunicação precisa e sem duplicidade de sentindo, tendo também como finalidade a diminuição do “retrabalho” e a aceleração de tempo entre fatos e ações. Em outras palavras, uma comunicação sem precisão contribui para a ineficiência do processo administrativo.
A preocupação em relação à comunicação empresarial ocorreu no final dos anos 70, em um contexto econômico no qual o mercado se mostrava muito competitivo e seletivo. Com o passar dos anos, foram ocorrendo avanços na estrutura da linguagem oral e escrita no âmbito do processo administrativo, desse modo, demandava-se um sistema de informação eficiente, com o intuito de melhorar a troca de mensagens, a fim de viabilizar a tomada de decisão nas organizações. Segundo o mesmo autor, o desempenho de uma empresa depende da capacidade de seu sistema de informação de transformar dados sensoriais em unidades de informação consumíveis e processáveis; dessa forma, a comunicação só será eficaz se houver o processamento adequado da informação, não apenas de transmissão de dados.
A comunicação tem dentre outras, duas funções básicas. A primeira função que a comunicação exerce no contexto organizacional é a de integração, quando é possível o estabelecimento de normas, ordens, sugestões e objetivos da empresa. Esta organiza o recebimento de mensagens, ou seja, o processamento de dados, transformando-os em informações e buscando promover um melhor desenvolvimento por meio de atividades que serão comunicadas pelos administradores aos funcionários. Nesse sentido, a comunicação é capaz de fornecer uma ligação no microssistema interno, proporcionado uma troca de informações entre os responsáveis por designar a tarefa e os que irão efetuar o desempenho. Para que isso ocorra, tem que haver o censo de que “os bons administradores são aqueles que conseguem produzir significações, tanto quanto dinheiro”. Para o adequado funcionamento dos processos administrativos as significações (ações que são transmitidas em forma de mensagens) são, então, indispensáveis para o alcance da eficácia das tarefas que serão desenvolvidas. Logo, dentro de uma empresa, independente do ramo no qual esta atua, é preciso que se estabeleça um foco essencial: produzir aceitação e compreensão das mensagens transmitidas. Uma pesquisa realizada mundialmente pela Watson Wyatt, empresa de consultoria integrada de capital humano e de gestão financeira, mostrou que as empresas com missão clara, definida e aceita pelos funcionários tinham lucratividade 30% maior do que as concorrentes que não conseguiam transmitir para os seus membros uma mensagem passível de entendimento. Isso ocorre pelo fato de que, se a mensagem não for decodificada de forma correta, a ação a ser realizada não será compatível com os interesses da empresa e, com isso, ocorrerá perda de tempo ao repetir a tarefa e, por sua vez, a desaceleração da produtividade.
Existem três tipos de comunicação organizacional. A primeira é a Comunicação Técnica, geralmente pouco atrativa; a segunda é a Comunicação Cognitiva, que é intrínseca ao comportamento humano; e, por último, a Comunicação Normativa, que é orientada para transmitir normas e valores a serem desempenhados pelos funcionários. A combinação dessas diferentes comunicações pode proporcionar aos colaboradores um maior entendimento do que é transmitido, ocasionado, assim, um maior envolvimento do funcionário com os objetivos e valores da empresa.
Em minha opinião, definir o ambiente mais apropriado para a transmissão de determinada mensagem contribui, também, para uma aceitabilidade do conteúdo; colabora, inclusive, com o fator persuasivo da comunicação que é processada no interior do sistema organizacional e que atinge os que trabalham na instituição.
Outra função da comunicação empresarial é a persuasão dos participantes internos da empresa. A persuasão pode ser caracterizada como poder expressivo
...