Produção Puxada E Empurrada
Monografias: Produção Puxada E Empurrada. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: ValeriaAquino • 12/3/2015 • 404 Palavras (2 Páginas) • 242 Visualizações
Planejamento, análises, ações e produções são conceitos inerentes ao processo de execução e mergulho de uma empresa no mercado. As estratégias devem ser muito bem delineadas e calcadas em atributos como organização, compromisso e inovação para que a produção se dê de forma satisfatória para todo um cenário. É nesta lógica e neste sentido que dois conceitos comumente utilizados no processo industrial passam a vigorar: produção puxada e produção empurrada.
Trata-se de um assunto de máxima relevância para toda e qualquer empresa. Os modelos, diferentes por natureza, representam a maneira pela qual a empresa deseja se portar no mercado, o que torna elementar que a escolha neste instante seja a mais correta possível. Estes modelos distintos de se gerir uma empresa ou mesmo uma estratégia desta mesma empresa também se destacam por serem regularmente cobrados em concursos públicos, o que os tornam ainda mais importantes.
Produção puxada e empurrada
• Produção Empurrada: O que rege o conceito de produção empurrada é o atual instante do mercado no qual a empresa se associa. Desta forma, o processo de produção da empresa começa antes mesmo da identificação da demanda, o que significa que a empresa age a partir de uma terceira ordem, geralmente chamada de Material Requirement Planning (ou MRP. Para mais detalhes sobre MRP, leia o seguinte post – Entendendo o MRP).
Outro aspecto que não faz parte da Produção Empurrada é o chamado fluxo contínuo de produção, pois o setor trabalha apenas com limites pré-estabelecidos. Em suma, depois que a produção estiver realizada ela é “empurrada” para as próximas etapas do processo, sem que a produção continue automaticamente.
Um ótimo exemplo de produção empurrada é um restaurante, que trabalha com uma quantidade de alimentos estabelecida de acordo com o número de clientes.
• Produção Puxada: Na Produção Puxada, o planejamento é realizado de acordo com o fluxo de materiais, dispensando qualquer modelo de “estoque em processo” do produto. Neste caso, a demanda oferecida pelo cliente é o grande chamariz do negócio. Todo o controle de negócios da empresa é atribuído de maneira pensada a partir do cliente. A operação observa a quantidade de produtos vendida ao cliente e, posteriormente, determina a quantidade que deve ser produzida a partir deste momento.
Ou seja, neste âmbito cada processo “puxa” as peças geradas no processo anterior.
Um ótimo exemplo é um carrinho de cachorro quente. O produto só é produzido a partir do aparecimento do cliente, por mais que a matéria prima já esteja pronta.
...