Planejamento da produção puxada e empurrada
Por: patricialudmila • 6/3/2017 • Trabalho acadêmico • 606 Palavras (3 Páginas) • 797 Visualizações
UNIVERSIDADE ANHANGUERA DE SÃO PAULO – SANTO ANDRE UNIDADE 3
ADMINISTRAÇÃO
PLANEJAMENTO E CONTROLE DA PRODUÇÃO
ATIVIDADE DISCURSIVA
Patrícia de Oliveira / RA: 1299123689/ 6ºB
Tutor: Fabio Ferreira
SANTO ANDRÉ – SP
2016
SUMÁRIO
1.INTRODUÇÃO..................................................................................03
2. SISTEMA EMPURRADO............................................................ ...04
3. SISTEMA PUXADO..................................................................05
4. SISTEMA JUST IN TIME.................................................................06
5. CONCLUSÃO.................................................................................... 07
6. REFERENCIAS BIBLIOGRAFICAS..............................................08
- INTRODUÇÃO
Através das pesquisas feitas é possível demonstrar dois modelos diferenciados para o planejamento da produção: sistema puxado e sistema empurrado, onde se buscou identificar a distinção da produção puxada e da produção empurrada na qual se destacou que um dos sistemas representa o “JIT” Just in Time.
- SISTEMA EMPURRADO
No modelo produção empurrada, a produção inicia-se antes da existência da demanda pelo produto, primeiramente necessita de uma ordem, um requerimento enviado com antecedência, sendo assim não possui nenhum vinculo com a real demanda vinda dos clientes da empresa.
Neste modelo de produção não há nenhuma relação com o fluxo continuo da produção, pela razão que em cada unidade fabril a produção ocorre de forma isolada. Dessa maneira o setor responsável recebe uma ordem de produção onde são produzidos os itens e logo depois de empurrado para a próxima etapa do processo produtivo. Portanto esse sistema de produção empurrada depende dos materiais fornecidos, mesmo não sendo um fato real, a produção empurrada é conhecida como sistema zero.
O modelo de sistema empurrado surgiu no inicio da era industrial, onde existia uma demanda quase infinita sem competição no mercado, a única preocupação das indústrias para atender a essa demanda era o volume.
Quando houve a implementação do sistema Kanban em uma empresa onde o sistema era produção empurrada, foi necessária a mudança para o sistema de produção puxada, de modo que a partir daí foram implantados o monitoramento do estoque e da produção característicos do sistema Kanban.
- SISTEMA PUXADO
É realizado o planejamento dessa produção de acordo com o fluxo de materiais, a demanda é gerada através do cliente, desse modo a produção é determinada com base no consumo dos clientes, sendo assim se produz para repor os produtos que saíram do estoque para venda aos clientes.
Desse modo são puxadas as peças fabricadas no âmbito anterior a cada processo produtivo, mesmo estando pronta a matéria prima em estoque, esse sistema só é produzido através do pedido do cliente.
Esse modelo tornou- se menos imóvel, mais avançado, onde a qualidade do produto tornou-se relevante no momento da compra, através desse cenário surgiu à produção puxada, onde a demanda deixou de ser infinita.
- Sistema Just in Time
É um sistema de administração da produção que estabelece a hora certa, o momento exato de produzir, onde nada deve ser produzido antes da hora. Dessa maneira, auxilia na redução de custos, onde diminui os estoques, auxiliando no enxugamento dos fornecedores, diversas fabricas utilizam desse sistema, sendo assim o estoque não fica parado, porque primeiramente o produto é vendido e depois fabricado.
...