Produção Textual Em Grupo
Casos: Produção Textual Em Grupo. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: farraela • 22/5/2014 • 778 Palavras (4 Páginas) • 249 Visualizações
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO..........................................................................................................1
DESENVOLVIMENTO PARTE 1.................................................................................2
CONCLUSÃO..............................................................................................................4
REFERÊNCIAS............................................................................................................5
1 INTRODUÇÃO
O Objetivo desse trabalho é diagnosticar aonde a gestão de uma empresa precisa de mudança para que se tenha um ambiente ético e que funcione e como a tecnologia pode ajudar e ao mesmo tempo prejudicar a sociedade.
DESENVOLVIMENTO
Toda e qualquer empresa deve atuar de forma responsável e ética, principalmente com o público interno, até mesmo porque respeitar seus direitos é lei, lembrando que o colaborador é essencial para o bom funcionamento da mesma.
Isso é imprescindível, mas também é necessário investir no seu desenvolvimento pessoal e profissional, assim como oferecer sucessivas melhorias nas suas condições de trabalho. É preciso ainda respeitar as culturas locais e manter um relacionamento ético e responsável com as minorias e com as instituições que representam seus interesses. (INSTITUTO ETHOS)
Um ambiente organizacional aonde o gerente/líder/executor, consegue criar e sustentar um local de trabalho colaborativo, ouvindo e respeitando as diferenças individuais, a equipe torna-se uma organização forte e harmoniosa. Por outro lado a falta de competência interpessoais na figura do gestor, tem como conseqüência, a falta de comunicação, a diminuição da produtividade, a falta de esforço e com certeza a dissolução do grupo.
E foram esses os motivos que levaram o Banco HSBC a promover tal investigação, tão prejudicial a imagem da empresa e principalmente para seus colaboradores que tiveram seus direitos e privacidade violados. E custo benefício não valeu a pena com certeza.
O juiz Felipe Calvet, da 8ª Vara do Trabalho de Curitiba, condenou o banco HSBC a pagar indenização por danos morais coletivos no valor de R$67.500.000,00 por ter espionado seus empregados entre os anos 1999 e 2003. A sentença foi proferida na última sexta-feira (7), e decorre de uma Ação Civil Pública ajuizada pelo Ministério Público do Trabalho no Paraná (MPT-PR) em 8 de agosto de 2012. A denúncia foi feita ao MPT-PR pela Federação dos Trabalhadores em Empresas de Créditos do Estado do Paraná e pelo Sindicato dos Empregados em Estabelecimentos Bancários de Curitiba e Região. (ASCOM/MPT-PR)
Eles tiveram um aliado forte a tão almejada e requisitada Sociedade da Informação que se caracteriza pela partilha de dados e pelo acesso rápido a todo e qualquer tipo de informação, porém os agrupamentos sociais, neste caso o Banco HSBC, não soube manipular e analisar as mesmas, onde ficaram em desvantagem diante dos direitos humanos e viram a situação se agravar.
Além do pagamento da indenização, o HSBC foi condenado a não mais realizar investigações particulares ou qualquer outro ato que viole o lar, a intimidade ou a vida privada de seus empregados ou trabalhadores terceirizados, sob pena de pagamento de multa no valor de R$1 milhão por empregado investigado. Os trabalhadores investigados ainda podem entrar com ação na justiça do trabalho para obter indenização por dano moral individual. (ASCOM/MPT-PR)
Claro que a Sociedade da Informação e do Conhecimento é essencial para que qualquer empresa sobreviva no mercado, principalmente nos dias de hoje, pois é ela que mostra as tendências, qual a melhor forma de investi, o que a economia traz de melhor para cada ramo de atuação. E é a SIC que protege o sistema interno, na transformação de dados em informações, é assim que a empresa
...