Produção de fertilizantes e fertilizantes
Tese: Produção de fertilizantes e fertilizantes. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: 123arthur • 11/11/2014 • Tese • 2.231 Palavras (9 Páginas) • 302 Visualizações
Fabricação do adubo e fertilizantes.
As plantas precisam de alguns elementos para crescerem e são elementos essências . E são encontrados no ar, na água e em fertilizantes que torna a terra fértil. Os fertilizantes ajudam no crescimento das plantas, fornecendo os elementos que não pode ser retirado do ar e da água. Os elementos que as plantas precisam em maior quantidade, são carbono, oxigênio, hidrogênio, nitrogênio,fósforo,potássio, cálcio,magnésio,enxofre e o ferro. Desses elementos os mais usados são o carbono, o hidrogênio, e o oxigênio que são retirados da água do solo e do gás carbono do ar todos os outros elementos citados a cima são colocado na forma de adubo. A adubação pode ser orgânica, mineral ou organo-mineral.
Antigamente era utilizado o NPK,que quer dizer nitrogênio, fósforo e potássio e era utilizado o símbolo químico para indicar o que cada representava no adubo usado. O Nitrogênio em plantio a ser instalado, aplicar o nitrogênio orgânico na cova ou o mineral após o "pega" da muda. Em plantios em formação ou produção devem ser aplicado duas vezes ao ano, nos meses de março e agosto, ou no início e próximo ao fim das chuvas, em cobertura, na projeção da copa ou na entrelinha, fazendo posteriormente uma gradagem superficial para incorporação. O Fósforo em plantio a ser instalado, aplicar até 200g de superfosfato simples na cova. Havendo recomendação de maior dose, o restante deverá ser aplicado em cobertura, após a "pega" da muda. Em pomar em formação ou produção, aplicar todo o fósforo em cobertura no mês de março ou início das chuvas, na projeção da copa ou na entrelinha, juntamente com o nitrogênio e/ou potássio. O Potássio em plantio a ser instalado, aplicar metade da dose recomendada, em cobertura, após a "pega" da muda, e o restante quatro meses após essa aplicação. Nos pomares em formação ou produção, aplicar metade da dose recomendada, em cobertura, após a "pega" da muda, e o restante quatro meses após essa aplicação. Nos pomares em formação ou produção, aplicar metade da dose em março e metade em agosto, ou no início e próximo ao fim das chuvas, juntamente com as doses de nitrogênio. Não é aconselhável usar potássio nos três primeiros anos de vida do pomar, quando o seu teor no solo for superior a 20 ppm.
Um dos elementos mais consumidos pelas plantas é o nitrogênio. Quando é necessário a utilização do nitrogênio usa-se o nitrato de amônio{formula= NH4NO3}, é basicamente um sal, e é fabricado agindo amônia com acido nítrico {NH3+HNO=NH4NO3} . Quando a amônia é queimada dá o oxido de nitrogênio que é um gás, quando ele é reagido com mais oxigênio dá o dióxido de nitrogênio e o dióxido de nitrogênio reagindo com a água, dá o ácido nítrico.O oxido de nitrogênio e o dióxido de nitrogênio é o gás formado no motor dos carros, e eles lançados na atmosfera causam a chuva ácida. Pois como a água na atmosfera, esses gases juntos com essas águas formam ácido nítrico.
A chuva ácida ocorre quando existe na atmosfera um número muito grande de enxofre (SO2) e óxidos de nitrogênio (NO, NO2, N2O5) que, quando em contato com o hidrogênio em forma de vapor, formam ácidos como o ácido nítrico (HNO3), ou o ácido sulfúrico (H2SO4). A chuva ácida também causa a acidificação do solo tornando-o improdutivo e mais suscetível à erosão. A acidez do solo, inclusive, é um dos principais fatores para a diminuição da cobertura vegetal em diversos países.
O dióxido de carbono, o óxido de nitrogênio e o dióxido de enxofre reagem com as partículas de água presentes nas nuvens, sendo que o resultado desse processo é a formação do ácido nítrico (HNO3) e do ácido sulfúrico (H2SO4). Ao se precipitarem em forma de chuva, neve ou neblina, ocorre o fenômeno conhecido como chuva ácida, que, em virtude da ação das correntes atmosféricas, também pode ser desencadeada em locais distantes de onde os poluentes foram emitidos.
É importante ressaltar que a chuva contém um pequeno grau natural de acidez, no entanto, não gera danos à natureza. O problema é que o lançamento de gases poluentes na atmosfera por veículos automotores, indústrias, usinas termelétricas, entre outros, tem aumentado a acidez das chuvas.Entre os transtornos gerados pela chuva ácida estão a destruição de lavouras e de florestas, modificação das propriedades do solo, alteração dos ecossistemas aquáticos, contaminação da água potável, danificação de edifícios, corrosão de veículos e monumentos históricos, etc. De acordo com o Fundo Mundial para a Natureza (WWF), cerca de 35% dos ecossistemas do continente europeu foram destruídos pelas chuvas ácidas.
Fonte chuva acida:
http://www.brasilescola.com/geografia/chuvaacida.htm
Tipos de Fertilizantes
Os fertilizantes são compostos químicos utilizados na agricultura para aumentar a quantidade de nutrientes do solo e, consequentemente, conseguir um ganho de produtividade, por isso são muito usados atualmente.
Os fertilizantes podem ser divididos em: Orgânicos, Minerais e Organo-minerais.
Fertilizantes orgânicos são os fertilizantes constituídos de compostos orgânicos de origem natural, vegetal ou animal. Fertilizantes minerais são os constituídos de compostos inorgânicos (compostos desprovidos de carbono). Fertilizantes organo-minerais são os fertilizantes resultantes da mistura de fertilizantes orgânicos e minerais.
Fertilizantes orgânicos
São os fertilizantes constituídos de compostos orgânicos de origem natural, vegetal ou animal.
Vários materiais orgânicos podem ser utilizados como fertilizantes. Os fertilizantes orgânicos aplicados no solo precisam ser mineralizados pois as plantas não absorvem compostos na forma orgânica. Os principais fertilizantes orgânicos são esterco de galinha, esterco de curral, torta de mamona, torta de algodão, resíduos industrializados, vermicomposto. Além de contribuir com a melhoria da fertilidade dos solos, os resíduos orgânicos contribuem com a melhoria da agregação do solo, da estrutura, da aeração, da drenagem e da capacidade de armazenagem do solo.
Os adubos orgânicos podem ser simples, mistos ou compostos.
Fertilizantes orgânicos simples: fertilizante de origem animal ou vegetal. Seu modo de obtenção é muito simples, e é um dos mais usados por famíias em seus pequenos plantios de hortaliças.
...