Professor E A Estetica
Artigo: Professor E A Estetica. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: kr3bs • 5/11/2014 • 1.209 Palavras (5 Páginas) • 272 Visualizações
1 INTRODUÇÃO
Proponho-me a dessa produção de texto a compartilha com o leitor um pouco sobre a história da vida e da obra de um dos maiores nomes da arte plástico da atualidade o brasileiro Romero Britto cujo o nome está vinculado nos maiores circuitos de artes do mundo.
Além disso também analisaremos como a formação estética pode contribuir para a vida intelectual e profissional do professor. Será discutido a constituição de saberes docentes, identificando se a formação estética constitui-se em saberes necessários à formação docente. Nesse sentido, a estética na formação docente visa abordar como pode ser significativa uma formação estética para quem se dedica a formar outros seres humanos, objetivando um crescimento, tanto do ponto de vista pessoal quanto do ponto de vista profissional, já que, ampliando seus referenciais, o professor pode desenvolver uma prática docente mais rica e estimulante.
.
2 DESENVOLVIMENTO
2.1 Vida e obra de Romero Britto
Pintor, escultor, serígrafo e artista plástico brasileiro, consagrado no mundo inteiro pela sua arte pop.
Romero Britto nasceu no Recife, Pernambuco, em 6 de outubro de 1963, aos 8 anos de idade começou a mostrar interesse e talento pelas artes. Com muita imaginação e criatividade, pintava em sucatas, papelão e jornal. Sua família o ajudava a desenvolver seu talento natural, dando-lhe livros de arte para estudar. "Eu ficava sentado e copiava Tolouse e outros mestres dos livros, por dias e dias."
Aos 14 anos fez sua primeira exibição pública e vendeu seu primeiro quadro à Organização dos Estados Americanos. Embora encorajado por este sucesso precoce, as circunstâncias modestas de sua vida o motivaram a estabelecer metas e a criar seu próprio futuro. "Na condição de criança pobre no Brasil, tive contato com o lado mais sombrio da humanidade. Como resultado, passei a pintar para trazer luz e cor para minha vida."
Frequentou escolas públicas, recebeu bolsa de estudos para uma escola preparatória e aos 17 anos entrou para a Universidade Católica de Pernambuco, no curso de Direito. Viajou para a Europa para visitar lugares novos e ver a arte que só conhecia nos livros. Durante um ano pintou e exibiu seus trabalhos em vários países como Espanha, Inglaterra, Alemanha e outros. Quando retornou ao Brasil, seu desejo de ter contato com o mundo ficou ainda mais forte, queria continuar a viajar e mostrar sua arte. Com isso, desistiu do curso de Direito e decidiu ir visitar um amigo de infância, Leonardo Conte, que estava estudando inglês em Miami, nos Estados Unidos.
Lá se deu conta que tinha muita empatia com o ritmo acelerado do "american way of life". A diversa paisagem cultural e a beleza tropical o fizeram lembrar do Brasil. Fez de Miami, então, sua residência permanente. Casou-se com Sharon, uma norte-americana, e tem um filho, Brandon, que está sendo educado em Miami.
Trabalhou como atendente em lanchonete e lava-rápido, como ajudante de jardineiro e caixa de loja. Durante esse percurso, ele fez muitas amizades e através desses amigos conheceu Cheryl Ann com quem se casou e teve um filho, Brendan Britto.
Durante o processo de busca de uma galeria onde pudesse expor sua arte, Romero começou a mostrar seu trabalho nas calçadas de Coconut Grove, na Flórida. Depois
...