Professores Inesquecíveis
Trabalho Escolar: Professores Inesquecíveis. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: paulasef14 • 27/9/2014 • 540 Palavras (3 Páginas) • 234 Visualizações
PROFESSORES INESQUECÍVEIS
Através de lembranças em nossa trajetória profissional e como estudantes de pedagogia, paramos para refletir quem realmente foi nosso mestre inesquecível. Por certo, não podemos negar é claro daqueles que deixaram marcas em nossas vidas.
Um professor inesquecível é aquele que reflete profundamente sobre as expectativas que os alunos têm em relação à vida. Ao pensar que tivemos grandes mestres que nos ensinaram a refletir os sonhos, motivando e fazendo-nos perceber o quanto éramos capazes de aproximar a teoria da prática, de estar buscando novos conhecimentos específicos e, sobretudo a consciência de que não era o dono do saber valorizando as experiências vivenciadas por cada um de nós. O professor inesquecível é aquele que, sobretudo perfaz uma interação sólida entre seus alunos, onde o diálogo é a peça fundamental, onde o mesmo não se coloca na posição de detentor do saber e sim na posição de mediador, onde seu papel é mediar à aprendizagem, estimular e desafiar os alunos a criar as suas próprias respostas construindo e reconstruindo o seu próprio saber.
Ao longo de nossa história percebemos que aqueles que nos direcionou para a realização e contribuiu grandemente para o processo de aprendizagem é o modelo a ser espelhado por nós futuros educadores, deixando de ser um mero transmissor de conhecimentos para ser mais um orientador, um estimulador de todos os processos que levam os alunos a construírem seus conceitos, valores, atitudes e habilidades que lhes permitam crescer como pessoas, como cidadãos e futuros trabalhadores, desempenhando uma influência verdadeiramente construtiva, e adequar à metodologia e os recursos audiovisuais de forma que haja a comunicação com os alunos, é também, uma forma de fazer da aula um momento propício à aprendizagem. Porém, a efetivação do ensino exige uma análise de diversos fatores: recursos pedagógicos, métodos de ensino utilizados em sala de aula, análise da proposta pedagógica da escola, interesse dos alunos bem como, a participação dos mesmos em atividades realizadas.
O bom professor é aquele que tem conhecimento da matéria a ser ensinada, que não lance mão de recursos que possam tornar sua aula mais atrativa. O professor precisa ter consciência em consonância com a escola, do tipo de homem se deseja formar. Para que esses alunos sejam críticos e reflexivos, o professor tem que os despertar para a curiosidade, para o desejo de conhecer.
Portanto, a sala de aula deve ser um ambiente de encontro, onde diferentes idéias passam a ter um objetivo comum, a aprendizagem. E a metodologia a ser ensinada, precisa fazer a ligação entre professor e o aluno bem como vincular a aprendizagem e o conhecimento mutuamente dentro da escola. Inesquecível é o professor que utiliza metodologias criativas e lúdicas onde suas aulas são atrativas e proveitosas e o nível de aprendizagem é bem maior do que na metodologia convencional. E os alunos têm muito mais prazer em ir à aula.
E como futuros professores e pedagogos temos como missão a transmissão do bom aprendizado para que o mesmo possa ser vinculado à prática e o desafio de buscar mecanismos que favoreçam a construção do conhecimento, articulado com o processo de mudança presente na sociedade atual., tendo a plena consciência de sermos um cooperador e estimulador
...