Professores PIb
Trabalho Escolar: Professores PIb. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: IdalbertoGoudart • 15/1/2015 • 451 Palavras (2 Páginas) • 221 Visualizações
Primeiramente, primeira coisa que o professor deve fazer é o intermédio da escola com o coordenador geral que seria do sub projeto conjuntamente com os acadêmicos, viabilizar a ação dos acadêmicos dentro da escola, uma coisa muito importante que o professor supervisor tem que fazer é viabilizar esse acesso, porque ele é o intermediador da escola com a universidade e o professor coordenador e os acadêmicos, então ele deve viabilizar esse acesso, primeira coisa que ele tem que fazer. Dentro da escola uma questão mas prática seria acompanhar as atividades na hora que elas estão sendo executadas.
- Burocratização do papel do supervisor
O professor deve estar sempre munido de práticas didático-pedagógicas, de maneira que ele não se restrinja em apenas ensinar, mas a todo o ato de educar através de planejamentos, avaliações, diagnósticos e replanejamentos. E quanto mais vivências dentro da realidade escolar, mais capacidade os professores adquirem para realizar tais projetos. O profissional que pensa em voltar sua vida para o ato de lecionar, deve saber organizar sua vida para manter suas aulas e dinâmicas preparadas. Assim sendo, a vivência escolar adquirida através dos estágios escolares é parte influente na formação de professores, pois os ajudam a criar uma consciência de si próprio, da classe da qual ele se insere, da região na qual a escola está inserida e a capacidade de aplicar os conhecimentos teóricos apreendidos durante a sua formação na prática.
Para Freire (1996, p. 56) “O professor que não leve a sério sua formação, que não estuda, que não se esforce para estar à altura de sua tarefa não tem força moral para coordenar as atividades de sua classe”. Partindo do discurso deste autor almeja se através do estágio experiências que complementem a qualificação do futuro educador. Neste sentido a prática de estágio nas instituições de ensino é de fundamental importância na formação do professor, conduzindo o mesmo a ter uma visão crítica de suas ações, oportunizando repensar sobre suas práticas pedagógicas, e refletir sobre as estratégias em sala de aula, levando assim a melhoria na qualidade das aulas ministradas.
Percebendo a importância das experiências em sala de aula durante a formação docente, o Ministério da Educação – MEC, a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES, e o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação – FNDE, idealizaram no ano de 2007, o Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência – PIBID (BRASIL, 2011). Programa que objetiva, incentivar a iniciação à docência através de práticas que direcionem as ações didáticas - pedagógicas confrontando a teoria na prática pelos licenciados, oportunizando conhecer a realidade do ambiente escolar, proporcionando o aperfeiçoamento e a valorização da formação de futuros professores para a educação básica.
...