Profuncionario
Artigo: Profuncionario. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: nayanenn • 17/4/2014 • 4.050 Palavras (17 Páginas) • 1.434 Visualizações
1ª- Que tal um pouco de exercício para por em pratica o que aprendemos?
Prepare uma homenagem a alguém: entreviste um dos seus colegas de trabalho; uma pessoa que você admire ou tem afinidade. Pergunte dados de sua vida pessoal, quando e onde nasceu, onde passou a infância, se tem filhos, o que mais gosta de fazer, de comer, onde trabalha e há quanto tempo, se gosta do que faz, de que tem saudades, dos seus projetos, dos desejos... Pergunte tudo que sua criatividade permitir.
De posse dessas informações, e inspirando-se no texto “retrato de um libertador”, apresentando anteriormente, crie uma biografia para pessoa que você escolheu. Presenteie-a com uma copia do texto e acrescente outra copia em seu memorial.
Nascida no dia 16 de julho de 1968, Maria Raimunda Almeida Dos Anjos é tocantinense, nasceu no município de Pium, onde desde cedo foi obrigada a trabalhar na lavoura para ajudar seus pais.
Ao passar dos anos, mudou-se para Goiânia – GO, pois não queria ter sempre que viver naquelas condições, por isso foi atrás de seus ideais, por lá começou a trabalhar. Mas foi na cidade de Divinópolis – TO que se casou e teve três filhos, morou nesta cidade por muito tempo, por perder seu emprego mudou-se para Porto Alegre do Norte – MT.
Gosta muito de dançar e de comer de tudo um pouco. É professora há muito tempo, e atualmente exerce esta função na Escola Estadual Alexandre Quirino de Souza há 8 anos, e gosta muito do que faz, e tudo que faz é por carinho aos seus alunos.
Devido à vida dura que teve, não sente saudades do passado sofrido, têm um projeto de vida que é chegar a se aposentar e curtir, viajar muito. Há pouco tempo descobriu que tem uma doença nos olhos que poderá deixa-la sem visão, e por isto seu maior desejo é envelhecer e conseguir ainda enxergar.
2ª - Vamos ver o que você entendeu com o texto do Betinho.
1- Destaque aspectos que caracterizam a precisão. Transcreva-os.
“O cidadão é um individuo que tem consciência dos seus direitos e deveres e participa ativamente de todas as questões da sociedade”
2- Você consegue identificar, no texto, aspecto que caracterizam a precisão? Relacione-os.
Sim. Ex. “O cidadão é um individuo que tem consciência de seus direitos e deveres e participa ativamente de todas as questões da sociedade. Então eu preciso participar das decisões que interferem diretamente na minha vida”.
3- Leia o seguinte trecho: “tudo que acontece no mundo, seja no meu país, na minha cidade, no meu bairro, acontece comigo.” Esse trecho poderia ser mais enxuto? Tente reescreve-lo de forma concisa.
Sim. “Tudo que acontece no espaço em que vivo, acontece comigo”.
E você, estudante, o que pensa? O brasieiro é um cidadão de papel?porque? em seu caderno, anote suas reflexoes. Pense também a repeito das seguintes questões:
1ª Quais são os direitos do cidadão? E os deveres?
Deveres: escolher nossos governantes; cumprir as leis; respeitar os direitos sociais de outras pessoas; educar e proteger nossos semelhantes; proteger a natureza e o patrimônio público e social do País; colaborar com as autoridades; etc.
Direitos: homens e mulheres são iguais em direitos e obrigações; saúde, educação, moradia, segurança, lazer, vestuário, alimentação e transporte são direitos dos cidadãos; ninguém é obrigado a fazer ou deixar de fazer alguma coisa senão em virtude de lei; a livre manifestação do pensamento.
2ª A cidadania é possivel quando direitos minimos, como alimentação, moradia, educação, saude e trabalho são desrespeitados?
Não dai gera-se a revolta nas familias,violência é alternativas indequadas de degradação social.
3ª se você como Gilberto Dimenstein, entende que o brasileiro é um cidadão de papel, oque você acha que est faltando para que eles se torne um cidadão de verdade?
Entender que ele é um agente participativo e não passivo.
4ª- A quem cabe a esponsabilidade de ensinar o brasileiro a ser cidadão?
A familia a escola e demais segmentos sociais e institucionais.
5ª ao conquistarem o direito ao voto, as mulheres, de fato, alcnçaram a condição de cidadãs?
Sim, e consta nos livros de história que foi uma batalha árdua
Pratique suas reflexões com os colegas, pergunte suas opiniões, debata com eles o tema! Depois,selecione as melhores idéias e produza um texto, destacando suas concepções sobre cidadania. Não se esqueça do titulo e, principalmente, da precisão e da concisão. Ao terminar, releia o texto e avalie se os aspectos estéticos, gramatical e estilistico, sugeridos no final do caderno estão contemplados.
CIDADÂNIA NÃO SE RESTRINGE A APRENDER SÓ NA ESCOLA
Na discursiva dos componentes do grupo surgiu a concepção de que cidadania
é a condição da pessoanatural que, como membro de um Estado, se acha no gozo dos direitos que lhe permitem participar davida política. A cidadania é, portanto, o conjunto dos direitos políticos de que goza um indivíduo e quelhe permitem intervir na direção dos negócios públicos do Estado, participando de modo direto ouindireto na formação do governo e na sua administração, seja ao votar (direto), seja ao concorrer acargo público (indireto).
Ser cidadãoé respeitar e participar das decisões da sociedade para melhorar suas vidas e a de outras pessoas. Ser cidadão é nunca se esquecer das pessoas que mais necessitam. Acidadania deve ser divulgada de forma abragente, através de instituições de ensino e meios de comunicação para o bemestar e desenvolvimento da nação.
A cidadania consiste desde o gesto de não jogar papel na rua, não pichar os muros, respeitar os sinais e placas, respeitar os mais velhos (assim como todas às outras pessoas), não destruir telefones públicos,saber dizer obrigado, desculpe, por favor e bom dia quando necessário... até saber lidar com oabandono e a exclusão das pessoas necessitadas, o direito das crianças carentes e outros grandes problemas que enfrentamos em nosso país.
As famílias também são contribuintes em potencial na formação de um cidadão, este é um dos lados
...