Programa Integrado de Capacitação Empreendedora
Resenha: Programa Integrado de Capacitação Empreendedora. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: • 10/10/2013 • Resenha • 258 Palavras (2 Páginas) • 273 Visualizações
Programa Integrado de Capacitação Empreendedora
O Programa Integrado de Capacitação Empreendedora (PICE) visa à capacitação em auto-gestão de comunidades de baixa renda, ONGs, cooperativas, e a inserção do graduando da FEARP -USP no que tange a responsabilidade social e o empreendedorismo.
Em linhas gerais, o PICE tem como objetivo fomentar junto à comunidade de baixa renda o espírito empreendedor, capacitando-a na busca de soluções para os problemas de geração de renda, por meio de formação: palestras e cursos de capacitação empreendedora; e orientação: acompanhamento dos educandos do projeto por alunos de graduação em Administração matriculados no Estágio Social (disciplina incluída na grade curricular) e por alunos dos outros cursos de graduação e pós-graduação da USP-RP interessados em participar do projeto, sob orientação dos professores da faculdade.
A formação e a orientação são gratuitas e buscam estimular o gerenciamento profissional de micro e pequenos negócios (formais e informais), ONGs, instituições que prestam serviços à comunidade e cooperativas populares, consistindo na capacitação básica em ferramentas gerenciais, bem como na orientação em implementação de técnicas administrativas, diagnóstico e solução de problemas, busca de micro-crédito e outros aspectos para combater as causas de mortalidade dos empreendimentos e, como conseqüência, combater o desemprego.
O Programa começou em 2008 a trabalhar também com jovens do Ensino Médio, oferecendo uma capacitação empreendedora que busque favorecer o desenvolvimento humano, social e sustentável.
Neste contexto, o PICE surge com esta visão de transformação das comunidades locais de baixa renda, em comunidades auto-sustentáveis, que possuam auto-gestão de alto nível, e sejam capazes de encontrar oportunidades para o contínuo desenvolvimento, promovendo o bem-estar coletivo.
...