TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Prointer

Trabalho Escolar: Prointer. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  14/6/2014  •  1.454 Palavras (6 Páginas)  •  506 Visualizações

Página 1 de 6

2014

SUMÁRIO

1. APRESENTAÇÃO 2

2. CORPO DO ENSAIO 3

2.1. O PROCESSO EMPREENDEDOR.........................................................................3

2.2. IDENTIFICANDO OPORTUNIDADES.................................................................3

2.3. ÉTICA EMPRESARIAL E CULTURA CORPORATIVA...................................4

2.4. FALTA DE ÉTICA GERA GRANDES PREJUÍZOS...........................................5

2.5.EMPREGABILIDADE: CENÁRIO ATUAL..........................................................5

2.6.CARREIRA: TRAÇANDO UM CAMINHO PROFISSIONAL............................6

3. CONSIDERAÇÕES FINAIS 7

REFERENCIAS 8

1. APRESENTAÇÃO

Neste ensaio iremos explorar o processo empreendedor, como identificar as oportunidades, a ética empresarial e a cultura corporativa, a falta de ética gera grandes prejuízos, a empregabilidade no cenário atual e a carreira traçando um caminho profissional.

O que leva alguém a criar sua empresa. Como perceber uma oportunidade e uma ideia revolucionária. Iremos entender os compromissos e responsabilidades dentro de uma organização, se falta de ética traz prejuízos e corrupção.

O que mudou na empregabilidade no cenário atual e o quanto é importante planejar a carreira profissional.

2. CORPO DO ENSAIO

2.1 O PROCESSO EMPREENDEDOR

O processo empreendedor é sustentado por toda uma atividade empreendedora, seja na criação de uma empresa, lançamento de novos produtos ou serviços ou ainda a expansão e internacionalização de empresas.

O que leva alguém a tomar a decisão de ser empreendedor? Esta decisão aparentemente acontece por acaso. Esta decisão ocorre devido a fatores externos, ambientais e sociais, a aptidões pessoais ou a um somatório de todos esses fatores, que são críticos para o surgimento e o crescimento de uma nova empresa.

O processo empreendedor tem início quando um evento gerador desses fatores possibilita o início de um novo negócio. Dornelas (2005).

O empreendedor é aquele que percebe uma oportunidade e cria uma empresa para persegui-la. O processo empreendedor envolve todas as funções, ações e atividades associadas com a percepção de oportunidade e a criação de empresas para persegui-las. (Dornelas, 2003).

2.2. IDENTIFICANDO OPORTUNIDADES

Ser empreendedor envolve identificar as oportunidades dentro do sistema econômico, ele percebe o que o cliente necessita e diferencia o seu produto ou serviço.

As oportunidades que surgem é que geralmente são únicas, pois o empreendedor pode ficar vários anos sem observar e aproveitar uma oportunidade de desenvolver um novo produto, ganhar um novo mercado e estabelecer uma parceria.

Ideias revolucionárias são raras, produtos únicos não existem e concorrentes, com certeza, sempre existirão.

O que conta não é ser o primeiro a pensar e ter uma ideia revolucionária, mas sim o primeiro a identificar uma necessidade de mercado e saber como atende-la, antes que outros o façam. (Dornelas, 2005).

Uma ideia isolada não tem valor se não for transformada em algo viável de implementar, visando a atender a um público que faz parte de um nicho de mercado mal explorado. Isso é detectar uma oportunidade.

Novas ideias surgem apenas quando a mente da pessoa está aberta para que isso ocorra, ou seja, quando está preparada para experiências novas. Assim, qualquer fonte de informação pode ser um ponto de partida para novas ideias e identificação de oportunidades de mercado. A informação é à base de novas ideias.

2.3. ÉTICA EMPRESARIAL E CULTURA CORPORATIVA

As empresas tem que ser, percebida com um elemento ativo do contexto social, cultural, político e econômico, e esse fato remetem, obrigatoriamente, a compromissos e responsabilidades que as empresas devam ter com a sociedade como um todo. O conceito de ética empresarial tem a ver com este processo de inserção. As empresas devem estar presentes de forma transparente e buscando sempre contribuir para o desenvolvimento comunitário, praticando a cidadania e a responsabilidade social.

Ser ético, hoje, mais do que antes, não é uma opção. Para pessoas e organizações, é questão de sobrevivência. Com a velocidade com que se processam as transformações, há necessidade de valores internalizados para que haja alinhamento no momento das decisões, que exigem rapidez.

Quando falamos de cultura corporativa é fundamental que as empresas trabalhem a cultura das organizações para que as pessoas possam se converter autenticamente. O treinamento convencional, ministrado nas empresas, sem que a cultura se transforme, habitualmente significa “rios de dinheiro jogado fora”. Com a agravante de reforça o sentimento de frustração e negativismo. Cris a convicção racionalizadora, incapaz de distinguir joio de trigo. Com essa atitude não vai funcionar, mesmo.

2.4. FALTA DE ÉTICA GERA GRANDES PREJUÍZOS

As empresas devem cuidar e preservar os valores éticos que se definem em um conjunto de valores morais e princípios que norteiam a conduta humana na sociedade, cada sociedade e cara grupo possuem seus próprios códigos de éticas, que é construída com base nos valores históricos e culturais.

A falta de ética traz corrupção, a corrupção anula os valores que dão dignidade as pessoas. Com isso pode acontecer varias consequências e nas empresas podem acusar a decadência.

Podemos falar que a política e estratégia sem alma, focaram o lucro obsessivo e a competitividade predatória como pressupostos a conquista de mercado. Todos são concorrentes que devem ser eliminados.

2.5.EMPREGABILIDADE:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com