Prointer MÉTODOS DE DISCUSSÃO E ELEIÇÃO
Tese: Prointer MÉTODOS DE DISCUSSÃO E ELEIÇÃO. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: ellenfm • 23/3/2014 • Tese • 863 Palavras (4 Páginas) • 287 Visualizações
1. SEGURANÇA DO TRABALHO
O cenário que envolve a segurança do trabalho pode ser definido como antes e depois da REVOLUÇÃO INDUSTRIAL.
Antes da REVOLUÇÃO, existiam poucos relatos sobre acidentes e doenças provenientes do trabalho, afinal nesse período predominava o trabalho escravo e manual.
Com a implantação da máquina à vapor aumentou a produção ,e o trabalhador passou a viver em um ambiente de trabalho agressivo onde era muito utilizado a força motriz ,a divisão de tarefas e a concentração de várias pessoas em um mesmo estabelecimento.
Devido à essas condições foram introduzidas medidas legais entre elas a "lei das fábricas ,que proibia o trabalho noturno aos menores de 18 anos e limitava à jornada de trabalho em 12 horas por dia e 69 semanais.
Atualmente a segurança do trabalho faz toda a diferença dentro do ambiente de trabalho.
Ela é a ciência que atua na prevenção dos acidentes de trabalho ocorrida por fatores de risco operacionais.
No ambiente de trabalho existem vários fatores de risco que variam conforme à natureza da atividade.
Cabe então aos profissionais da área de segurança do trabalho, juntamente com os colaboradores, aplicarem as medidas preventivas para evitarem os acidentes, utilizando às técnicas mais eficazes dentro da segurança do trabalho.
Higiene ocupacional;
A higiene ocupacional, industrial e do trabalho fazem parte de um estudo que envolve a prevenção de doenças por elas originadas.
A ciência que estuda esses temas atua no campo da saúde, por meio de reconhecimento, antecipação e controles de riscos físicos, químicos e biológicos originados nos locais de trabalho e possíveis de causar danos à saúde dos trabalhadores.
O termo higiene ocupacional abrange a modalidade industrial, sendo considerado o mais amplo pelos órgãos especializados, incluindo a FUNDACENTRO.
No entanto o termo higiene do trabalho pode ser aplicado em trabalhos autônomos, avulsos e estatutários entre outro.
Equipamentos de proteção individual;
Os EPIS (Equipamentos de Proteção Individual) constituem uma medida de controle de grande aplicação no controle de risco, que abrange o coletivo da empresa, durante a sua execução e até mesmo quando ele não é executado.
O uso dos EPIS é essencial para à proteção da saúde do funcionário e deve ser usado com à consciência da proteção que oferecem.
Acidentes de trabalho;
O acidente de trabalho é aquele que ocorre no exercício do trabalho à serviço da empresa ,provocando lesão corporal ou perturbação funcional que cause morte ou redução da capacidade de trabalho.
O artigo 19 da lei nº8. 213/91 define a doença profissional como aquela produzida ou desencadeada no exercício do trabalho em determinada atividade, ocorrendo em diversas funções.
Todo trabalhador está sujeito a sofrer um acidente de trabalho, o que varia é a intensidade à que está sujeito.
2. TÉNICAS DE RECUTAMENTO E SELEÇÃO
Com o tempo as empresas foram sentindo a necessidade de mudar a forma de selecionar seus candidatos já que estes foram se tornando cada vez mais exigentes. A partir dai sentiu-se a necessidade de buscar novas técnicas para recrutar e selecionar de forma a desenvolver uma estrutura que ofereça propostas de trabalho mais atrativas e que através do recrutamento e seleção conheçam melhor o perfil do candidato.
Foi através dessas mudanças que o velho termo recrutamento e seleção ganhou outras denominações como "captação e seleção de talentos".
Terceirização:
...