Prointer conhecimento de direitos e responsabilidades dentro da organização
Relatório de pesquisa: Prointer conhecimento de direitos e responsabilidades dentro da organização. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: 1marilu3 • 31/10/2014 • Relatório de pesquisa • 3.156 Palavras (13 Páginas) • 329 Visualizações
ANHANGUERA EDUCACIONAL
CENTRO UNIVERSITÁRIO ANHANGUERA DE SÃO PAULO
Centro de Educação a Distância
Superior Tecnologia em Gestão
De Recursos Humanos
Atividades Práticas Supervisionadas
PROINTER FINAL III
MARILU PRETO DE OLIVEIRA LUCENA - RA 6946462922
São Paulo
2014
Desafio de Aprendizagem apresentado ao Curso Superior Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos da Universidade Anhanguera Uniderp, como requisito para a obtenção de conhecimento e atribuição de nota da disciplina Projeto Interdisciplinar aplicado aos Cursos Superiores de Tecnologia II (Prointer Final).
ORIENTADORA: Profa. Zuleica Berretta
3º Bimestre - RH
São Paulo
2014
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO......................................................................................... 2
PESQUISA............................................................................................ 3
CONSIDERAÇÕES FINAIS......................................................................... 5
REFERÊNCIAS BIBLIOGRAFICAS............................................................. 6
RESUMO
Fazendo um apanhado geral deste trabalho, chegamos a conclusão de como é importante ter conhecimento dos direito e obrigações dentro de uma organização. Pois tudo começa no processo de seleção onde será selecionado o melhor candidato ao cargo.
Também abordamos os tipos de ações que garantem a segurança e a saúde do trabalhador. E de como é importante dentro de uma organização os funcionários estarem capacitados e qualificados para seus cargos evitando dessa forma acidentes e transtornos para sua saúde.
Por isso o departamento de Recurso Humano é tão importante, pois dele depende a contratação adequada de um profissional.
INTRODUÇÃO
Nesta parte final do PROINTER, será apresentado a importância de todas as áreas estejam de acordo e dentro das Normas. A começar pela contratação até a sua demissão, seja ela por qualquer motivo, esta pessoa já terá noções dos seus deveres e direito perante a empresa. Por isso o papel dos recursos humanos é tão importante na contratação, porque será ele a avaliar o perfil e a adequação deste profissional ao cargo.
Também será apresentado de como as relações sindicais tem um papel participativo e decisório nas negociações, defendendo e assegurando ao trabalhador o que ele pode pleitear dentro das organizações, sem perder o foco, não fazendo exigências absurdas o que muitas das vezes levarão às demissões sem justa causa.
Será abordado também dentro das organizações os temas Saúde e Segurança no trabalho, e de como isso pode repercutir na vida das pessoas de forma negativo ou positiva. Muitas vezes depois que são contratadas as pessoas tende a relaxar, deixando de usar o que lhe é oferecido para sua própria segurança objetos que podem salvar suas vidas, e muitas vezes se não manuseado adequadamente prejudicar sua saúde.
Enfim tentarei de uma forma objetiva e clara expor situações que exemplifiquem cada tema e que para o sucesso de cada organização só será possível se juntos cada um fizer a sua parte.
RECRUTAMENTO E SELEÇÃO
Antes o Departamento de Recursos Humanos, era chamado de departamento Pessoal, basicamente o departamento de RH cuidava da parte burocrática, ou seja da papelada usada desde a contratação do funcionário, do seu registro na carteira profissional, anotação de férias, auxílio doenças, maternidade, alteração de salário e etc., até a anotação de demissão. O funcionário era contratado para trabalhar e não havia a preocupação com seu lado emocional, familiar, satisfação pessoal etc.
Há mais ou menos 40 anos o recursos humanos passou a ter planos estratégicos, estabelecer ligações com outros departamentos da Empresa.
Cada vez mais o profissional de Recursos Humanos de hoje, está preocupado com o funcionário como um todo, se o funcionário está satisfeito com tudo o que a empresa lhe oferece, ou pelo menos na maioria do que ela oferece, desde um salário compatível com o mercado, apoio profissional, benefícios, e etc., ele terá um melhor rendimento, tornando assim a Empresa mais competitiva.
A administração de pessoal necessita estar constantemente a par da modificações ocorridas na área e informar e efetuar as mudanças necessárias com agilidade e precisão, também ela é o responsável pelo desligamento de funcionários da empresa, como também pelos procedimentos da homologação e rescisão contratual, incluindo cálculos de valores representação da empresa junto à aos vários órgãos da Justiça do Trabalho ou a sindicatos, entre outros.
A contratação do profissional de recursos humanos vem de encontro com essas necessidades, colocando a importância da empresa com foco nos colaboradores.
Este profissional de recursos humanos deverá estar integrado com a visão, missão e planejamento estratégico da empresa, e principalmente conhecer a descrição do cargo a ser preenchido, e os desafios inerentes a ele, saber o perfil comportamental esperado, e se possível buscar a participação do solicitante da vaga nos processos de recrutamento.
Concluímos
...