Prointer plano de negócios
Por: Rafael José Do Nascimento • 14/10/2015 • Projeto de pesquisa • 1.640 Palavras (7 Páginas) • 399 Visualizações
[pic 1][pic 2]
Gestão em Recursos Humanos
Projeto Interdisciplinar Aplicado aos Cursos Superiores de Tecnologia em Gestão em Recursos Humanos
Trabalho acadêmico apresentado como exigência da disciplina Relatório Final, do curso de Gestão em Recursos Humanos, da Universidade Anhanguera Uniderp - Pólo Matão.
T. Presencial Carlos Godoy
T. Distancia Suelen Ruffo
MATÃO – SP
Junho 2015
Conteúdo
INTRODUÇÃO
CONSIDERAÇÕES E OBSERVAÇÕES SOBRE A ENTREVISTA
PLANO DE NEGÓCIOS
DESCRIÇÃO DA EMPRESA
PRODUTOS E SERVIÇOS
MERCADO E COMPETIDORES
MARKETING E VENDAS
ANÁLISE ESTRATÉGICA
PLANO FINANCEIRO
1. Investimentos iniciais
1.2 Custo do Produto
1.3 Despesas operacionais
1.4 Receitas
1.5 Despesas Gerais
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
RESUMO
O presente trabalho irá resgatar as considerações sobre a entrevista ao empresário da cidade. Tais considerações mostra claramente como pensou e agiu um dos empresários mais bem-sucedido da cidade, nos ramos de serviços terceirizados.
Também será exposto como é um plano de negócios bem estruturado, enfatizando um restaurante italiano. Poderá ser observado todas as etapas deste plano e como se alcançar o sucesso esperado.
Além do detalhamento do plano de negócios de um restaurante italiano, será abordado uma introdução sobre o processo histórico deste ramo.
INTRODUÇÃO
Plano de negócios é um instrumento que visa estruturar as principais concepções e alternativas para uma análise correta de viabilidade do negócio pretendido, proporcionando uma avaliação antes de colocar em prática a nova ideia, reduzindo assim, as possibilidades de se desperdiçarem recursos e esforços em um negócio inviável. Também é utilizado para a solicitação de empréstimos e financiamento junto a instituições financeiras, bem como, para expansão de sua empresa.
CONSIDERAÇÕES E OBSERVAÇÕES SOBRE A ENTREVISTA
Em entrevista com o empresário Alfredo de Paiva, pude observar que o mesmo desde muito cedo já nutria uma simpatia e paixão pelo empreendedorismo. Começou sua carreira quase na adolescência e retomou mais tarde, estruturando os negócios com sua esposa. A educação formal não foi relevante para seus negócios, sendo que, o que de fato trouxe base foram os conhecimentos adquiridos ao longo da vida, e a experiência adquirida através dos anos trabalhados neste ramo.
Alfredo sabe que no Brasil muitos empreendedores sentem medo de se arriscar nos negócios devido a muitas incertezas e dificuldades que o governo de nosso país nos impõe devido às cargas tributárias e obrigações com encargos sociais trabalhistas.
Ao apresentar-lhe a ideia de um possível Plano de Negócios para uma nova área de mercado em sua empresa, Alfredo enxerga que existe sim uma grande possibilidade de conseguirem dar uma alavancada nos negócios e continuarem mantendo-se no mercado, apesar da atual crise econômica no país e da forte concorrência que veem enfrentando. De acordo com o que vemos nos estudos da matéria Empreendedorismo, podemos citar aqui: “A competição na economia também força novos empresários a adotar paradigmas diferentes” (Dornelas, pág.9)
Chiavenato (2006) colabora dizendo que o empreendedor é uma pessoa que inicia e opera um negócio para realizar uma ideia ou projeto.
PLANO DE NEGÓCIOS
A arte de cozinhar é uma das mais nobres, sendo uma das únicas com uma capacidade imensa de fazer amizades. Para o homem não é necessário apenas viver, mas viver bem, confortável e satisfeito. (MARQUES, 2002).
Segundo o dicionário Mini Aurélio Século XXI (2000), restaurante quer dizer “estabelecimento onde se preparam e servem refeições”. Logo, o objetivo de um restaurante é alimentar pessoas, conforme estas desejarem. Restaurante surgiu da palavra francesa restaure, que significa restaurar e vem da ideia de “comida restauradora”, que no século XV era um caldo restaurativo feito com carnes de porco. Em meados de 1765 começou a ser utilizado o uso moderno da palavra, quando um parisiense abriu seu estabelecimento. (WIKIPEDIA, 2015) os restaurantes não são tão antigos quanto parecem, mas também não nasceram ontem, e atualmente se tornou um local indispensável da cultura e do modo de vida das pessoas. Os primeiros surgiram pouco antes da Revolução Francesa, e mais tarde deu-se um crescimento numérico expressivo. (FOLHA, 2015).
A culinária italiana é uma das mais ricas do mundo, é resultado da evolução de séculos de mudanças políticas e sociais. A diversidade de sua cozinha é consequência dos vários povos que passaram pelo país e deixaram sua marca com pratos apreciados hoje m todo o mundo. Além dos alimentos, os italianos possuem um modo especial de se alimentarem, pois enquanto nós brasileiros comemos muita carne misturada a outros alimentos, os italianos comem muita massa e sempre um alimento de cada vez. (ITALIAOGGI, 2015)
DESCRIÇÃO DA EMPRESA
Razão Social: Universitários e Formandos LTDA
Nome Fantasia: Restaurante La Nostra Italia
CNPJ: 05.555.321/0001-32
Endereço: Rua Carlos Gomes, 1058
Cidade: Matão
Estado: São Paulo
Ramo de atividade: Alimentício
PRODUTOS E SERVIÇOS
Comidas típicas italiana
MERCADO E COMPETIDORES
O restaurante La Nostra Italia, visa consolidar-se no ramo de fornecimento de refeições, visando a demanda de baixo e médio poder aquisitivo da área comercial de Matão, buscando a lucratividade operacional positiva utilizando-se de estratégias de marketing, promoções, refeições de excelente qualidade, como forma de conquista de seus clientes.
...