Projet Horta
Trabalho Universitário: Projet Horta. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: gabrielad • 10/10/2014 • 1.957 Palavras (8 Páginas) • 303 Visualizações
UNIVERSIDADE NOVE DE JULHO
DIRETORIA DA EDUCAÇÃO
PEDAGOGIA
ANÁLISE DE PROJETOS EDUCACIONAIS E SEUS METODOS
ANÁLISE DE PROJETOS EDUCACIONAIS E SEUS METODOS
Este trabalho tem o intuito de analisar os projetos e seus métodos de aplicação no ambiente escolar.
Destinado ao
SÃO PAULO
2014
Índice
-Horta -. 3
-Sala de informática e multimeios
Recursos didáticos 4
Atividades físicas 5
Bibliografia 6
Projeto horta
A horta escolar tem o intuito de integrar as diversas fontes e recursos de aprendizagem, no cotidiano da escola gerando fonte de observação e pesquisa, exigindo uma reflexão diária por parte dos educadores e alunos envolvidos. Explorando as múltiplas formas de aprender.
Principais objetivos
Dentre os principais objetivos do projeto pode-se destacar a valorização e a importância do trabalho, técnicas de manuseio do solo e vegetais, a relação do ambiente com o solo, identificar o processo de semeadura, adubação e colheita, conhecer pela degustação os diferentes alimentos, trabalhar de forma coletiva, analisar e refletir sobre os prejuízos causados pelo desperdício dos alimentos e compreender a importância de uma alimentação equilibrada para a saúde.
.O projeto horta escola impulsiona os alunos a valorizar o meio ambiente, propondo pequenas mudanças ao longo de processo educativo. Trabalhando a área cognitiva das crianças, de forma que o aprendizado seja ampliado e levado além da escola. A plantação de sementes como meios de conhecimento e aprendizagem para alunos e colaboradores, proporcionando pequenas mudanças de hábitos ao longo desse projeto. As principais atividades desenvolvidas dentro da escola, envolvendo a horta, foram; conhecimento, cultivo e consumo de diversas plantas (hortaliça, grãos e raízes); reciclagem de resíduas sólidas oficinas culinárias com a utilização dos alimentos colhidos na horta. Como resultados conclusivos desta proposta Obtendo ganhos positivos através de mudanças alimentares e consumo diário dos alunos.
Sala de informática e multimeios
Segundo pesquisas a informática Educativa torna se fundamental quanto utilizada de forma consciente e planejada, proporcionando o desenvolvimento intelectual, afetivo - emocional e social de alunos e professores. Os alunos do ensino fundamental e do ensino médio, ao utilizarem o computador ao invés de apenas receberem informações, constroem conhecimentos.
Dessa forma, o computador passa a ser um importante aliado ao trabalho educativo, proporcionando metodologias mais eficientes, transformações no ambiente educativo e levando a questionamentos quanto às formas de ensinar.
3
Falar de informática ligada à educação deve ser utilizado como ferramenta multidisciplinar para aprendizagem, desenvolvendo habilidades intelectuais e cognitivas, levando o indivíduo ao desabrochar das suas potencialidades, de sua criatividade, de sua inventividade. O produto final desse processo é a formação de indivíduos autônomos, que aprendem por si mesmo, porque aprenderam a aprender, através da busca, da investigação, da descoberta e da invenção.
Conclui-se que a inclusão da informática junto ao processo educativo depende, acima de tudo, da integração de profissionais capacitados e dispostos a encarar esse novo desafio sem medo de que algum dia seja substituído pelos computadores. É preciso então que haja uma integração entre o meio escolar e o corpo docente, desenvolvendo a sociabilidade dos alunos e a familiaridade dos professores com o mundo da tecnologia.
Recursos didáticos
Os recursos didáticos são componentes que estão presentes no ambiente de aprendizagem que estimulam o aluno podendo ser objetos, máquinas, equipamentos, instrumentos, ferramentas, materiais, livros, fitas, cds e dvds de música e vídeo, recursos da natureza etc.
Os recursos didáticos podem ser
...