Projeto Multiciprinar Lll
Trabalho Escolar: Projeto Multiciprinar Lll. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: danizum • 6/3/2015 • 2.878 Palavras (12 Páginas) • 255 Visualizações
Sumário
Introdução ................................................................................................................. 4
Pontos Relevantes e Reflexões .............................................................................. 5
Conceito de Projeto Educativo e Sua Relevância ................................................. 6
A Educação e a Infância .......................................................................................... 7
1. Projeto – TEMA: Reciclagem ........................................................................... 8
Reciclagem do PET ......................................................................................... 9
Metodologia ............................................................................................................ 11
Recursos Didáticos ................................................................................................ 12
Avaliação ................................................................................................................. 12
Considerações Finais ............................................................................................ 14
Bibliografia .............................................................................................................. 15
Introdução
O objetivo do nosso Projeto é uma forma de interagir e conscientizar o aluno em seu ambiente escolar e sociedade. Nosso grupo é formado desde o 1º semestre do curso de Pedagogia, somente duas alunas entraram no grupo substituindo outras alunas que ao logo do curso devido a motivos diversos, o grupo foi montado por afinidades naturais.
Ensiná-los os recursos naturais que o Planeta nos oferece bem como a conservação deles. Educação ambiental é um processo contínuo e devemos iniciar-se já nos primeiros níveis de ensino e aprofundando de acordo com cada série.
Acreditar num processo educativo que parte de uma concepção do aluno como cidadão é capaz de investir na construção de valores e atitudes como solidariedade, cooperação, autonomia e respeito ao bem comum, contribui para a consolidação de uma pedagogia da educação atual, preocupada com as circunstâncias e situações do cotidiano e das relações em que estão envolvidos educadores, crianças e famílias.
Um projeto político pedagógico ultrapassa a mera elaboração de planos, é a
materialização da nossa reflexão crítica enquanto educadores, portanto, decidimos enfrentar este desafio e sistematizar este projeto, buscando algo que possibilite a efetivação da intencionalidade do espaço educacional. É preciso salientar a importância da construção coletiva desse projeto, que exigiu comprometimento de todos envolvidos no processo educativo, e se apresenta como uma proposta inovadora e ousada, a partir do momento que reúne instituições de educação formal e não formais com o mesmo intuito de orientar e conscientizar os nossos alunos, família e a sociedade para um
mundo melhor.
Pontos Relevantes e Reflexões
ALMEIDA, M. E. B. diz que o projeto é uma forma de envolver o aluno, o professor e os recursos disponíveis, principalmente as novas tecnologias, atendendo as demandas da sociedade, desenvolver as capacidades de aprender a aprender, reconstruindo o conhecimento e que, trabalhando com projetos significa lidar com a ambiguidade, soluções provisórias, variáveis e conteúdos não identificáveis a priori. E que o professor é o consultor, articulador, mediador, orientador, especialista e facilitador do processo em desenvolvimento pelo aluno.
PRADO, Maria Elisabette Brisola Brito, fala que “na pedagogia dos projetos, o aluno aprende no processo de produzir, levantar dúvidas, pesquisar e criar relações que incentivam novas buscas descobertas” (PRADO, 2005, p.4). O professor precisa acompanhar o processo de aprendizagem do aluno, entendendo seu caminho, e seu universo. O projeto do professor pode ser constituído pela própria prática pedagógica. Um fato é que nem todos os conteúdos curriculares previstos para ser estudados são possíveis de serem abordados no contexto de um projeto.
Para VALENTE, José Armando, os processos de ensino-aprendizagem ainda são muito baseados na ideia de que o aluno demonstra que ele aprendeu e se é capaz de aplicar com sucesso as informações adquiridas. E que a solução para educação que tem preferência para a compreensão é usar objetos e atividades estimulantes. O educador tem que ser preparado para intervir no processo de aprendizagem do aluno, sendo capaz de transformar informações em conhecimento. Sempre lembrando que a diversidade de práticas pedagógicas é muito importante.
ALMEIDA, Fernando José, diz “a tarefa de melhorar o sistema educacional, dinâmico e complexo, exige atuação em múltiplas dimensões e decisões fundamentadas, seguras e criativas” e completas ainda falando sobre os lados da educação, de um lado, tendo as melhorias institucionais, como as instalações físicas e os recursos materiais e de outro lado as melhorias nas condições de atendimento como as adequações de currículos e nos recursos de desenvolvimento. No caso das melhorias institucionais têm a implantação do Programa Nacional de Informática na Educação – ProInfo, um programa do MEC.
Tudo isso é para uma oportunidade para os jovens de encontrar o caminho da construção da sociedade digna para os brasileiros. Diz também que para tudo isso acontecer tem que conseguir romper o óbvio e fazer novas propostas e tentar fazê-las sem medo de errar.
Em sua obra CÔRREA, Cristina Mara da Silva, fala sobre a importância da informática em si a tecnologia para o desenvolvimento do aluno, através de programas educativos.
Conceito de Projeto Educativo e Sua Relevância
O Projeto é uma forma de interagir o aluno com o professor e com o ambiente escolar. Elaborar e desenvolver um projeto que traga e ajude o aluno com a realidade que ele vive na sociedade.
Com
...