Projeto Multidiciplinar 1
Artigo: Projeto Multidiciplinar 1. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: giselacamargo • 9/9/2014 • 1.358 Palavras (6 Páginas) • 214 Visualizações
POLO DE PINDAMONHANGABA
DISCIPLINA PROJETO MULTICIPLINAR I
CURSO DE PEDAGOGIA
TEMA: PROJETOS E EDUCAÇÃO
PROF. Maria Clotilde Bastos
Gisela Camargo Moreira de Almeida Lima RA: 3339551598
Jaqueline da Silva Freitas Oliveira RA: 3327010320
Patrícia Milene de Souza RA: 3339543662
Gilvania Rodrigues Miranda Fuiza RA: 3327010319
Juncylin Sthefane Soares RA: 3319535090
Altair José da Gama RA: 3326041564
PINDAMONHANGABA
2012
ELABORAÇÃO DE UM PROJETO EDUCATIVO
Como fazer um projeto? Tema do projeto: a questão apresentada pelo educador pode não ser um problema para o aluno, por isso podemos permitir que os alunos definissem os temas, que formulem problemas e coloquem o pensamento em funcionamento pela necessidade de entendê-lo melhor e alcançar soluções. Trabalhar em grupo é enriquecedor, pois cada um poderá contribuir de maneira criativa para a realização de um trabalho criativo, de acordo om seu interesse, trocando ideias discussões, ou melhor, um processo de construção de cooperação.
• Projeto: que é o título, o nome do projeto;
• Justificativa: por que realizar esse projeto;
• Objetivos: necessidades a alcançar;
• Atividades: as atividades que serão realizadas;
• Estratégias: como serão realizadas as atividades;
• Acompanhamento: direcionamento;
• Avaliação: estímulo.
Acompanhamento do Projeto:
• Avaliação do processo de desenvolvimento do aluno durante a realização do projeto;
• Perguntar;
• Contra argumentar;
• Orientar sem fornecer soluções.
Uso de mídias e tecnologias:
• Internet, jornais, rádio, tv, máquina fotográfica, etc.;
• Pastas e subpastas, grupos, apresentações, etc.
PROJETO TRANSDICIPLINAR
Este projeto com caráter interdisciplinar não tem como objetivo subestimar ou substituir estudos nesta área mais de certa forma contribuir com uma porção da comunidade, trabalhando com os professores e alunos, bem como toda comunidade os saberes na área da diversidade de gêneros e toda forma de desigualdade no qual vem sendo amplamente discutida nos diversos segmentos da sociedade, embora ações mais efetivas precisam ser tomadas de forma urgente, que conduzam a uma convivência harmônica entre os diferentes.
Nos últimos anos as questões relacionadas à diversidade de gênero e desigualdade, bem como todas as formas de preconceitos tal como o Bullying, que tem ocorrido rotineiramente nas escolas, nas famílias, no trabalho, na universidade na sociedade em geral, a mídias sempre usou de forma mascarada algumas formas preconceituosas contra loira, negro, homossexuais, portugueses entre outras e o que pode verificar é que as formas aparentemente inocentes podem afetar por toda vida do indivíduo.
Aliado às inúmeras ações preventivas e punitivas estabelecidas em Lei ou Decretos vigentes e nas campanhas de conscientização promovidas por ONG´s e da mobilização da própria sociedade tem sido elemento chave na luta contra o preconceito. Através das Academias com seus grupos de pesquisa trabalham na formação de um grande contingente de educadores voltados para esta área tão sensível, no qual vão se valer deste conhecimento adquiridos para serem debatidos e desenvolvidos nas escolas de ensino básico e médio, dessa forma espera-se atingir uma camada representativa da sociedade, que apresenta o potencial ideal para a absorção de novos conceitos de ocupação geográficos e a formação de uma consciência crítica em torno destas questões e sociais.
Mesmo tendo consciência da dificuldade de se alcançar uma efetivação da prática transdisciplinar no seio da escola, precisa preparar cidadãos para compreender, julgar e intervir na sua sociedade, com a finalidade de ampliar a compreensão do problema central: a contribuição de projetos transdisciplinares para o trabalho pedagógico.
MATRIZ CURRICULAR DO 1 ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL
1: Matriz de Artes;
2: Matriz de Língua Portuguesa;
3: Matriz de Matemática;
4: Matriz de História;
5: Matriz de Geografia;
6: Matriz de Ciência;
7: Matriz de Educação Física.
ESBOÇO DE UM PROJETO EDUCATIVO
Projeto desenvolvido pelos professores de Língua Portuguesa de 1º a 5º série
BULLYING não é brincadeira
METAS:
• Sensibilizar a comunidade escolar para exigência do Bullying, suas facetas e consequência, sendo elas psicológicas, pedagógicas ou jurídicas, buscando despertá-la para o reconhecimento do direito de toda criança e adolescente de desfrutar de um ambiente escolar seguro e solidário, capaz de gerar cidadãos conscientes, de respeito à pessoa humana e às suas funções;
• Desenvolver a capacidade de interpretar e produzir textos, bem como melhorar o nível de leitura e ampliação do vocabulário. Usar adequadamente as classes e as regras gramaticais em suas produções.
POR QUE?
• O Bullying é um tipo de violência que
...