Projeto Multidisciplinar
Pesquisas Acadêmicas: Projeto Multidisciplinar. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: vaniajoao • 30/9/2014 • 1.665 Palavras (7 Páginas) • 310 Visualizações
Descrição das etapas de um projeto e sua finalidade
• Planejar: Um bom planejamento e muita pesquisa são à base de um projeto. Devendo ser discutido entre os coordenadores e professores, e cada professor faz adequações para adequá-lo aos seus alunos e necessidades. As respostas as seguintes perguntas nortearão o trabalho. Que atividades vão propor aos alunos? De que matérias ou ferramentas vão precisar? Vai gerar custo? Como será conduzido o projeto? Que disciplinas serão abordadas? Quantas aulas serão usadas para executá-lo? Que estratégias vão utilizar para incentivar os alunos e manter o interesse deles.
• Escolha do tema: que assunto abordar, pensar até que ponto ele vai despertar a atenção dos alunos, o quanto vai contribuir para ampliar o conhecimento deles, vantagens e desvantagens do tema.
• Cronograma: Série a que si destina, duração, justificativa, objetivos, conteúdos trabalhados, estratégias e procedimentos, material necessário, avaliação.
• Estabelecer objetivos: Explique por que este tema foi escolhido, Cite que disciplinas e assuntos serão abordados, o que se pretende com o projeto, como pretende alcançar os objetivos, se perguntar o que eu gostaria que todos os meus alunos e participantes do projeto aprendessem com o mesmo.
• Resultados alcançados: à medida que o projeto for caminhando, a turma deve expor os resultados para que a escola veja seu progresso, organizar um mural em lugar que os pais tenham acesso, assim eles poderão acompanhar o trabalho, se possível publicar esses resultados em um livro produzido pelos próprios alunos.
• Avaliação: avalie o projeto com a turma, organize um painel onde a classe pode expor o que mais agradou o que não foi tão bom, analisar se os objetivos foram alcançados.
Importância das etapas acima, e sua relação com a transdisciplinaridade
Pedagogia de Projetos é uma metodologia de trabalho educacional que tem por objetivo organizar a construção dos conhecimentos em torno de metas previamente definidas, de forma coletiva, entre alunos e professores. O projeto deve ser considerado como um recurso, uma ajuda, uma metodologia de trabalho destinada a dar vida ao conteúdo tornando a escola mais atraente. Mais importante no trabalho com projetos não é a origem do tema, mas o tratamento dispensado a ele, pois é preciso saber estimular o trabalho a fim de que se torne interesse do grupo e não de alguns alunos ou do professor, só assim o estudo envolverá a todos de maneira ativa e participativa nas diferentes etapas. Os projetos pedagógicos, São os instrumentos de trabalho dos educadores, deve-se resguardar a importância de se desenvolver uma ação educativa que parta da realidade de uma criança e que observe o dia a dia, os interesses, os desejos, as novidades, as idéias e os questionamentos de forma a atender as ações esperadas.
A educação tem desempenhado múltiplas funções e àquela que permanece historicamente presente, embora mais no plano do discurso do que no nível da prática, é a função política, responsável pela formação do sujeito, capaz de conquistar e exercer espaços de participação responsável na sociedade. A transdiscinaridade é um assunto que começa a crescer no debate teórico e acadêmico. Trabalhar o processo de desenvovimento de um projeto de forma transdisciplinar significa permitir a participação de todos os membros da equipe na tomada de decisões, Trabalhar visando à transdisciplinaridade é uma oportunidade ímpar de melhorar as formas de ensinar e de aprender, tornando-as muito mais prazerosas e eficientes. Quando tomamos consciência desse fato, a percepção e a sensibilidade nos conduzem à necessidade de transcender a especificidade disciplinar e enveredar por diferentes campos de conhecimento sem a identificação com apenas um deles. A flexibilização das propostas educacionais possibilita que o aluno construa os caminhos de sua aprendizagem com autonomia. Desse modo, o processo educativo contribui para formar a personalidade e o caráter do aluno, que se expressarão por meio dos seus valores e das suas escolhas, da sua postura diante da vida e do mundo.
Segundo Piaget (1972), a interdisciplinaridade é uma forma de pensar. Ele sustentava a ideia de que a interdisciplinaridade é uma forma de chegar à transdisciplinaridade, etapa que não ficaria na interação e reciprocidade entre as disciplinas, mas alcançaria um estágio em que não haveria fronteira entre elas.
A transdisciplinaridade amplia a noção de cidadania para além da vivência consciente e crítica dos direitos e deveres, incluindo a vivência consciente e crítica de si mesmo. Uma educação com tais características transcende o confronto com as questões intelectuais, políticas, econômicas e culturais. Em fim, Focalizando o universo escolar, é de fundamental importância o papel das propostas curricular, que não devem considerar apenas os aspectos históricos, políticos, sociológicos e epistemológico. O currículo tem que vincular esses aspectos às dimensões humanas emocionais, éticas, espirituais e ecológicas. Essa concepção transdisciplinar do currículo estabelece novos referenciais quanto aos objetivos e estratégias de trabalho.
Matriz Curricular
Escola municipal Maria Ambrósio pommot
Matriz curricular 2014: Organização integrada /Ensino fundamental 1ºciclo – 1º ano Componentes curriculares: Res.nº 7/12/2010 art.15
Semanal Anual
Ensino por Atividade 16 640
Artes 02 80
Educação física 02 80
Números de dias letivos anual: 200
Números de dias letivos semanal: 05
Números de semanas anuais: 40
Duração da hora / aulas: 20hs
Carga horária Anual: 800hs
...