Projeto de Sustentabilidade “Uso Consciente na Casa da Gente”
Pesquisas Acadêmicas: Projeto de Sustentabilidade “Uso Consciente na Casa da Gente”. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: carlosaalmeida • 25/3/2014 • Pesquisas Acadêmicas • 1.582 Palavras (7 Páginas) • 527 Visualizações
Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA)
Disciplina: Responsabilidade Social e Meio Ambiente
Ariely Waldileny Amoroso ............................ RA: 4997021131
Carlos Alberto de Almeida ............................ RA: 6891513761
Carlos Eduardo Jofre dos Santos ............................ RA: 6275274694
Ismael Carvalho da Silva ............................ RA: 6275246684
Sara Inácio do Nascimento ............................ RA: 6448225075
Talita Nunes de Almeida ............................ RA: 6659414732
Tamires Gonçalves dos Santos Guimarães ............................ RA: 6891512119
Projeto de Sustentabilidade
“Uso Consciente na Casa da Gente”
Faculdade Anhanguera de Taubaté – Unidade 1
2013
Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA)
Disciplina: Responsabilidade Social e Meio Ambiente
Projeto de Sustentabilidade
“Uso Consciente na Casa da Gente”
Projeto de Sustentabilidade desenvolvido na disciplina Responsabilidade Social e Meio Ambiente apresentado à Anhanguera Educacional como exigência para a avaliação na Atividade Colaborativa, sob orientação do professor-tutor Antônio Lopes.
Faculdade Anhanguera de Taubaté – Unidade 1
2013
1 - PROJETO DE SUSTENTABILIDADE
“USO CONSCIENTE NA CASA DA GENTE”
Baseado no desafio proposto pela Atividade Colaborativa da disciplina Responsabilidade Social e Meio Ambiente nossa equipe estará trabalhando com o tema: o uso consciente da água em residências, por meio do projeto “Uso Consciente na Casa da Gente”. Neste caso, estaremos trabalhando com o grupo familiar de cada integrante que compõe nossa equipe.
2 - SITUAÇÃO PROBLEMA
Os estudos e pesquisas do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento – PNUD – apontam para o desperdício mundial, médio, de 1.500 km³ de água, anualmente. Essa água que, infelizmente “jogamos fora” poderia ser consumida com mais respeito e ainda ser muito bem reaproveitada para a produção de energia ou irrigação, por exemplo. Nos países em desenvolvimento, o estrago é ainda maior, haja vista que 80% da água potável são tratadas de forma incorreta.
Infelizmente, a falta de consciência e a visão hipócrita do desperdício desenfreado, por parte da sociedade, em resposta ao pagamento de impostos provoca um aumento nos custos do tratamento da água e até mesmo da qualidade com que esta chega até nossas torneiras.
Este estilo de vida egoísta gera um impacto ao ecossistema e as suas comunidades, que em alguns casos gera transtornos e expõe algumas pessoas e suas famílias a situações de calamidade e doenças.
Com base nisso decidimos trabalhar no uso consciente da água dentro das residências dos integrantes de nossa equipe, confrontando dados e relatando experiências neste processo.
3 - PÚBLICO ALVO
São nosso público-alvo os integrantes da equipe e suas famílias.
3.1 - CONDIÇÕES DE VIDA
Nosso público apresenta as seguintes características: moradores da zona urbana de cidades do Vale do Paraíba. Tem a disposição o saneamento básico adequado (tratamento de água e esgoto, coleta de lixo, calçamento e vias asfaltadas).
3.2 - DESAFIOS
Acreditamos que modificar a consciência atual para uma sustentável seja um dos grandes desafios a serem vencidos. De acordo com o que temos estudado nesta disciplina, a modificação da dimensão cultural é uma das mais complicadas por tratar-se de anos no uso desenfreado e inconsciente dos recursos naturais disponíveis.
4 - JUSTIFICATIVA
O projeto “Uso Consciente na Casa da Gente” irá proporcionar uma mudança significativa no estilo de vida das famílias dos integrantes de nossa equipe. Baseado nisto acreditamos que a diminuição do desperdício da água irá propiciar a diminuição de custos referentes à utilização deste recurso, além da geração de uma consciência sustentável que pode vir a ser implantada nas residências próximas por meio da propagação do referido projeto.
5 – OBJETIVOS
5.1 – OBJETIVO GERAL
Conscientizar o núcleo familiar dos integrantes de nossa equipe sobre o uso dos recursos naturais disponíveis, neste caso a água.
5.2 - OBJETIVO ESPECÍFICO
• divulgar as consequências do desperdício dos recursos naturais;
• reaproveitar a água pluvial e utilizada para lavar roupas em outros setores da residência;
• reduzir os custos com a conta de água;
• propagar a proposta do projeto junto a comunidade em que esta família está inserida por meio da propaganda “boca a boca”.
5.3 - PÚBLICO ALVO
Integrantes de nossa equipe e suas famílias.
6 - METAS
Objetivos Específicos Metas
Divulgar as consequências do desperdício dos recursos naturais Apresentar, por meio de folhetos/flyers com infográficos, os malefícios decorrentes do uso desenfreado dos recursos naturais.
Reaproveitar a água pluvial e a utilizada para lavar roupas em outros setores da residência Utilização de tambores para a coleta e armazenamento de forma correta, evitando a proliferação de insetos, por exemplo, o aedes aegypti (agente transmissor da Dengue)
...