Projeto eu e as plantas
Tese: Projeto eu e as plantas. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: quedma25 • 4/5/2014 • Tese • 731 Palavras (3 Páginas) • 428 Visualizações
Tema : eu e as plantas
Introdução É na educação infantil que plantamos a sementinha da consciência ambiental, para desenvolver uma população que seja consciente e preocupada com o ambiente e com os problemas que lhe são associados, e que tenha conhecimentos, habilidades, atitudes, motivações e compromissos para trabalhar individual e coletivamente na busca de soluções para os problemas existentes e para a prevenção de novos. O contato com as plantas ajuda as crianças a entenderem a importância da natureza, estabelecendo relações entre o meio ambiente e suas formas de vida.
Justificativa
Quando pensamos em cuidar do ambiente, temos que vislumbrar um horizonte formado com crianças para que aprendam a consumir com responsabilidade e consciência. O consumo do planeta, hoje, é muito grande, tanto com a energia, a água, a poluição e a alimentação. Porém o consumo renovável é algo urgente para nossa sobrevivência. Por isso, desde pequenas, as crianças devem fazer parte do ambiente, como um organismo vivo, sabendo como tudo ocorre e a importância de cada ser vivo.
Garantir a preservação do meio ambiente como condição necessária para a sobrevivência humana.
Objetivo geral
Proporcionar novos conhecimentos através do fortalecimento ou formação de novos conceitos, num ambiente no qual a criança desenvolva uma atitude de curiosidade e exploração, através da utilização das diversas linguagens, corporal, musical, plástica, matemática, oral e escrita, promovendo o desenvolvimento do educando de forma autônoma e crítica.
Objetivos específicos
Despertar o interesse pela preservação do meio ambiente, assim como as formas de vida e sua sobrevivência;
- Observar o desenvolvimento de um ser vivo;
- Observar o meio natural (Fotossíntese), desenvolvendo a curiosidade e a prática investigativa de cada criança;
- Desenvolver habilidades lógico matemáticas;
- Estimular o uso da linguagem oral;
- Destacar os fenômenos da natureza: sol e chuva.
Vivenciar através de atividades lúdicas, experimentos que possibilitem ao aluno reconhecer os órgãos internos e suas funções.
- Destacar a importância de se manter a saúde do nosso corpo (hábitos de higiene, saúde bucal, alimentação saudável).
- Reconhecer os diferentes tipos de plantas, classificando-os a partir de características próprias de cada espécie.
- Perceber, através de experimentações, o processo de germinação das sementes e o crescimento das plantas.
reconhecer as utilidades das plantas .
Prevenir as crianças contra plantas prejudiciais à saúde.
Demostrar a utilização das plantas no tratamento de doenças.
Fundamentação Teórica: A flora brasileira é riquíssima em exemplares que são utilizados pela população como plantas medicinais. Toda planta que é administrada de alguma forma e, por qualquer via ao homem ou animal exercendo sobre eles uma ação farmacológica qualquer é denominada de planta medicinal.Segundo VON MARTIUS, as plantas medicinais brasileiras não apenas curam, mas realizam milagres. As plantas medicinais sempre foram objeto de estudo na tentativa de descobrir novas fontes de obtenção de princípios ativos.Através dos dados fornecidos pela Organização Mundial de Saúde (OMS), constata-se que o uso de plantas medicinais pela população mundial tem sido muito significativo nos últimos anos, sendo que este uso tem sido incentivado pela própria OMS.As planta produzem substâncias responsáveis por uma ação farmacológica ou terapêutica que são denominadas de princípios ativos. Atividades experimentais na perspectiva construtivista são organizadas levando em consideração o conhecimento prévio dos alunos. Adotar esta postura construtivista significa aceitar que nenhum conhecimento
...