Projeto pesquisa Mulheres, mães e donas casas e o Ensino Superior
Por: Inez Vianna de Almeida • 7/4/2016 • Projeto de pesquisa • 1.045 Palavras (5 Páginas) • 5.180 Visualizações
FACULDADE EDUCACIONAL DA LAPA - FAEL
CURSO DE LICENCIATURA EMPEDAGOGIA
Mulheres, donas-de-casa, esposas e mães: dificuldades e superações para concluir o Ensino Superior
CACHOEIRO DE ITAPEMIRIM – ES
2016
FACULDADE EDUCACIONAL DA LAPA - FAEL
CURSO DE LICENCIATURA EMPEDAGOGIA
Mulheres, donas-de-casa, esposas e mães: dificuldades e superações para concluir o Ensino Superior
Projeto de Pesquisa para elaboração do TCC, do Curso de Pedagogia pela Faculdade Educacional da Lapa – FAEL.
Orientadora:
CACHOEIRO DE ITAPEMIRIM – ES
2016
1. TEMA
As dificuldades e superações das mulheres em ingressar, permanecer e concluir o ensino superior.
1.1. DELIMITAÇÃO DOTEMA
Quais questões levam algumas mulheres a desistirem de ingressar ou concluir o ensino superior? 2. O que traz essas mulheres de volta as salas de aula? 3. Qual a participação da família nesse retorno? 4. Quais são as principais dificuldades encontradas? 5. Há grande oferta do mesmo curso em várias instituições e questionamos: o que leva um estudante a escolher determinada instituição? 6. Qual a preferência de curso dessa classe? 7. Após a conclusão do ensino superior, qual a expectativa dessas mulheres?
2. PROBLEMA
A conclusão do ensino superior é uma vitória para todas as camadas da sociedade, em qualquer tempo. Existem muitas dúvidas relacionadas a escolha do curso, a modalidade de ensino, se presencial ou a distância e a incerteza do depois. O que fazer após a conclusão do curso? Retornar aos seus afazeres domésticos ou buscar um lugar no mercado de trabalho? E após tanto tempo fora desse mercado, como será o retorno e a adaptação a essa nova etapa da vida?
3 JUSTIFICATIVA
Pesquisar sobre as dificuldades que as mulheres, donas-de-casa, esposas e mães encontram para ingressar, permanecer e concluir o ensino superior.
Algumas ingressam na universidade, mas nota-se uma evasão muito grande em algumas camadas sociais e em alguns cursos, o que vem causando grande impacto social, e falta de mão de obra qualificada em determinadas áreas.
Mulheres que constituem famílias, tornam-se donas de casa, esposas e mães e ainda precisam trabalhar fora para complementar a renda familiar, almejam ter um curso superior na esperança de conseguir crescer como pessoa e ter novas oportunidades, mas quando se deparam com as dificuldades e exigências, desse nível de ensino, sentem medo e vontade de desistir. Mas, muitas contrariando as expectativas conseguem concluir a graduação e seguem estudando, na busca de se tornarem cidadãs conhecedoras de seus direitos e detentoras de uma realidade melhor ofertada pelo conhecimento adquirido.
4. OBJETIVOS DA PESQUISA
4.1. OBJETIVO GERAL
Analisar, identificar e descrever as dificuldades que as mulheres encontram para ingressar e concluir o ensino superior depois que se tornam donas de casa, esposas e mães.
.
4.2 OBJETIVOS ESPECÍFICOS
- Conhecer as adversidades vivenciadas pelas mulheres ao longo do curso, no que diz respeito à conciliação da vida cotidiana com a vida acadêmica;
- Analisar se os benefícios trazidos pela universidade compensam os esforços, renúncias, abstinências e demais sacrifícios que acompanham a vida acadêmica;
- Entender qual o significado da elevação de escolaridade para as mulheres matriculadas no curso superior;
- Analisar quais as características, condições de vida e trabalho dessas mulheres, suas motivações interesses e perspectivas;
- Traçar o perfil dessas mulheres.
5. FORMULAÇÃO DE HIPÓTESES
Buscamos demonstrar, baseadas na nossa própria historia, e nas adversidades vivenciadas ao longo do curso, entre a conciliação das obrigações com os trabalhos domésticos, a dedicação aos filhos, a atenção com o marido e a vida acadêmica, que é possível alcançar resultados positivos, no que se refere ao avanço dos estudos e mudança da própria história, do próprio destino.
Através dos questionamentos da nossa própria identidade e da grande maioria das mulheres, que são autoras e personagens deste trabalho foi possível demonstrar que através da educação e da força feminina, transformamos o nosso futuro, embelezamos nossas almas e que é possível sim ser muitas faces em uma só.
6. REVISAO DE LITERATURA
Apesar de todas as conquistas alcançadas pelas mulheres, ainda é possível notar um papel de submissão imposto por uma sociedade que ainda cultua muitas diferenças entre os homens e as mulheres, haja vista que uma mulher casada e com filhos ainda vive num sistema patriarca onde em sua maioria o homem domina o sistema público e grande parte das mulheres se limita a cargos inferiores com obrigações que se estendem a trabalhos domésticos relativos a família e a casa.
É necessário que as pessoas se conheçam mais a fundo para que possam compreender suas dificuldades, reconhecer suas lutas e assim planejar seu crescimento e desenvolvimento continuado.
Hoje existe uma preocupação mais centralizada na formação de crianças e de jovens, e menor com a de adultos, principalmente mulheres, donas de casa, esposas e mães, pois infelizmente o trabalho feminino normalmente é menos valorizado que o masculino e os homens tendem a receber uma remuneração maior que as mulheres para exercer as mesmas funções.
Foi possível comprovar que são muitas as marcas de mulheres que constituem famílias, tem marido, filhos e afazeres domésticos e ainda precisam trabalhar fora e desejam ter um curso superior e, como, mesmo submetidas a tantas pressões, vem mostrado que buscam ampliar continuamente sua participação no exercício de sua cidadania mesmo sendo as principais responsáveis pelas atividades do lar e pelo cuidado dos filhos.
7. METODOLOGIA
O Projeto de Pesquisa será realizado através de uma pesquisa qualitativa e descritiva, cuja coleta de dados teve como alvo seis mulheres trabalhadoras que revelaram como dividem seu tempo entre obrigações profissionais, casa, filhos, maridos e a vida acadêmica.
...