Proposta De Ginástica Geral Para O Ensino não Formal, Na Perspectiva Da Intervenção Social, Apontando
Monografias: Proposta De Ginástica Geral Para O Ensino não Formal, Na Perspectiva Da Intervenção Social, Apontando. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: geovanysilvamg • 1/3/2015 • 597 Palavras (3 Páginas) • 1.395 Visualizações
“Será que a ginástica geral na escola e em outras instituições não formalizadas pode ser ensinada como um projeto maior de intervenção social?”
Atividade no Portfólio
Objetivos
• Conhecer e causar reflexões acerca dos conceitos de ginástica geral.
• Compreender as diferentes concepções de ginástica que permeiam os conceitos de ginástica geral.
• Apresentar uma perspectiva pedagógica de ensino da ginástica geral que vai ao encontro de suas prerrogativas educacionais.
• Analisar a proposta de ginástica geral na escola como um projeto maior de intervenção social.
Descrição da Atividade
Esboce uma proposta de ginástica geral para o ensino não formal, na perspectiva da intervenção social, apontando:
1) o público-alvo;
2) as características da comunidade na qual a instituição está inserida;
3) as transformações sociais que você almeja alcançar por meio do projeto (para os alunos e para a comunidade) e como imagina que elas serão alcançadas por meio da ginástica geral.
PROPOSTA DE GINÁSTICA GERAL PARA O ENSINO NÃO FORMAL
Público-alvo
O público-alvo a que este projeto se destina são: crianças e adolescente de 8 a 17 anos, sem restrição de sexo.
Características da comunidade na qual a instituição está inserida
Esta é uma proposta de ginástica geral voltada para comunidades de baixa renda, nas quais, geralmente, sua população é alvo de problemas sociais como às drogas e a violência, onde não se tem acesso pleno ao lazer, a cultura e educação de qualidade.
Às transformações sociais almejadas por meio do projeto
De acordo com a proposta de ensino do Grupo Ginástico Unicamp, os objetivos principais no que diz respeito ao ensino e desenvolvimento da ginástica geral devem ser: formação humana, participação e prazer (TOLEDO, 2007). Esta deve ser uma prática corporal participativa, e também se deve buscar o desenvolvimento pessoal e técnico daqueles que a praticam.
No que se referem as transformações sociais almejadas por meio deste projeto, tem-se por objetivos, proporcionar a estas comunidades, as vivencias, ludicidade, convívio social, lazer e melhora na qualidade de vida, fatores estes que estão atrelados a prática da ginástica geral, e também atuar na prevenção ao uso de drogas, fazendo com que o tempo ocioso seja preenchido com atividades prazerosas e educativas, e que envolvam toda a comunidade e a família, mediante apresentações de coreografias, danças, e performances dentro destas modalidades, tanto em datas comemorativas, desfiles cívicos, abertura de jogos escolares e outros eventos.
Propõe-se neste projeto, o ensino das modalidades de ginástica olímpica, ginástica rítmica, e ginástica aeróbica,
...