Propriedades Dos Aços
Artigo: Propriedades Dos Aços. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: Maxwel • 28/8/2013 • 274 Palavras (2 Páginas) • 394 Visualizações
Aço de alto carbono
Aço que contém mais de 0,6% de carbono. Sua soldagem é mais difícil do que a efetuada em aços de baixo e médio carbono, devido à maior probabilidade de ocorrer trincas a frio.
Os aços alto carbono possuem maior resistência e dureza, e menor dutilidade em relação aos aços baixo e médio carbono. São quase sempre utilizados na condição temperada e revenida, possuindo boas características de manutenção de um bom fio de corte. Possuem grande aplicação em talhadeiras, folhas de serrote, martelos e facas.
Aço de baixo carbono
Aços cuja quantidade máxima de carbono é de aproximadamente 0,3%. Possuem, normalmente, baixa resistência mecânica e dureza e alta dutilidade e tenacidade. São facilmente usináveis e soldáveis de um modo geral e apresentam baixo custo de produção. Normalmente não são tratáveis termicamente para endurecimento. Entre as suas aplicações típicas estão as chapas automobilísticas, perfis estruturais e placas utilizadas na fabricação de tubos, construção civil e latas de folhas-de-flandres.
Aço-ferramenta
Aço ao carbono com teores de 0,8 a 1,5% de carbono. Se apresentar outros elementos de liga, estes são aplicados em porcentagens pequenas. A principal desvantagem desse tipo de aço é o fato de perder sua dureza (capacidade de corte) em temperaturas relativamente baixas (em torno de 250ºC), requerendo velocidades de corte inferiores a 25m/min. São impróprios para usinagem de aços de alta resistência. Apresenta como vantagens: baixo preço, facilidade de usinagem, tratamento térmico relativamente simples, boa tenacidade e boa dureza e resistência ao desgaste quando bem temperado. O aço ferramenta ainda é empregado em pequenas oficinas, em ferramentas para a produção de poucas peças e para a usinagem de ligas de latão e de alumínio
...