Protocolos Algumas definições
Seminário: Protocolos Algumas definições. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: fermaands • 13/3/2014 • Seminário • 631 Palavras (3 Páginas) • 672 Visualizações
Protocolos
Em computação, um protocolo é um conjunto de regras utilizadas pelos computadores para se comunicar uns com os outros através de uma rede. Um protocolo é uma convenção ou padrão que controla ou permite a transferência de conexão, comunicação e dados entre dois pontos finais. Na sua forma mais simples, um protocolo pode ser definido como as regras que dominam a sintaxe, semântica, e sincronização de comunicação. Os protocolos podem ser implementadas por hardware, software, ou uma combinação de ambos. No seu nível mais baixo, um protocolo define o comportamento de uma ligação de hardware.
Algumas definições:
“Protocolos são regras de comunicação que permitem que o fluxo de informações entre as equipes que lidam com diferentes idiomas, por exemplo, dois computadores conectados na mesma rede com protocolos diferentes, mas eles nunca poderiam se comunicar, por isso é necessário que tanto a "falar" a mesma língua. O protocolo TCP / IP foi criado para comunicações via Internet. Para qualquer computador conectado à Internet é necessário ter instalado este protocolo de comunicação.“
“Um protocolo é um método standard que permite a comunicação entre processos (que se executam eventualmente em diferentes máquinas), isto é, um conjunto de regras e procedimentos a respeitar para emitir e receber dados numa rede.”
“Protocolo é o conjunto de parâmetros que define como a transferência da informação vai ser controlada.”
“O protocolo serve para realizar a comunicação entre os mais variados tipos de computadores e dispositivos sem perda de mensagem.”
“Protocolos são meios de padronizar, guiar, levar e identificar as informações de maneira correta, de um lugar correto pra outro lugar certo. Esses protocolos têm de estar perfeitamente programados com os padrões de rede/Internet dos usuários e servidor.”
Protocolos orientados e não orientados para conexão
Classificam-se geralmente os protocolos em duas categorias, de acordo com o nível de controle dos dados que se deseja:
• Os protocolos orientados para a conexão: Trata-se dos protocolos que operam um controlo de transmissão dos dados durante uma comunicação estabelecida entre duas máquinas.
Os protocolos não orientados para a conexão: Trata-se de um modo de comunicação no qual a máquina emissora envia dados sem prevenir a máquina receptora, e a máquina receptora recebe os dados sem avisos de recepção à primeira.
Principais protocolos
TCP/IP (TransmissionControlProtocol/Internet Protocol): Tem a função principal de realizar a comunicação entre dois hosts diferentes. É um protocolo de nível de transmissão muito utilizado, que trabalha com mensagem de reconhecimento, especificação do formato da informação e mecanismos de segurança. Ele é um protocolo orientado à conexão, ou seja, ele verifica se a informação chegou por completa, se houve algum problema, ele reenvia a informação. Este protocolo é utilizado para downloads de arquivos e é lento por garantir
...