Prática Destilação E Filtração
Monografias: Prática Destilação E Filtração. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: fabianabcosta • 16/2/2014 • 3.438 Palavras (14 Páginas) • 418 Visualizações
RELATÓRIO: FILTRAÇÃO E DESTILAÇÃO
INTRODUÇÃO
Em laboratórios de química faz-se necessário, em muitas situações, obter compostos puros, compostos estes que estão muitas vezes em misturas. Por isso, existem muitas técnicas de separação para alcançar estes objetivos.
Os elementos possuem propriedades diferentes, conferindo-lhes interações diferentes com outros elementos. Quando misturamos elementos ou compostos, eles tendem a formar misturas que podem ser homogêneas ou heterogêneas.
Para separar os componentes de uma mistura podemos usar vários procedimentos, dependendo das características desta mistura, dentre estes procedimentos estão à filtração e a destilação.
Filtração
É um método de separação muito presente no laboratório químico e também no cotidiano. É usado para separar um sólido de um líquido ou um sólido de um gás, mesmo que o sólido se apresente em suspensão. A mistura atravessa um filtro poroso, no qual o material particulado fica retido. Esse processo tem largo emprego doméstico; é usado para coar café ou coalhada, para coar um suco através do pano, etc. Em laboratório, podemos usar a filtração denominada simples, onde o meio filtrante (denominado papel de filtro) é adaptado a um funil e a filtração ocorre por ação da gravidade ou a filtração a vácuo, onde a filtração é acelerada pelo acoplamento de uma bomba de vácuo, que faz com que a pressão no interior do recipiente diminua (neste tipo de filtração usa-se um funil especial, denominado funil de Buchner, que permite que se acople a bomba de vácuo). A destilação é uma técnica geralmente usada para remover um solvente, purificar um líquido, separar os componentes de uma mistura de líquidos, ou ainda separar líquidos de sólidos.
Destilação Simples
A destilação simples é utilizada para separar cada uma das substâncias presentes em misturas homogêneas, envolvendo sólidos dissolvidos em líquidos, ou excepcionalmente, para separar líquidos de ponto de ebulição afastados. É um método rápido de destilação, e deve ser usado sempre que possível - é uma técnica rápida, fácil e, se respeitado seus limites, eficaz.
Consiste na vaporização de um líquido por aquecimento seguida da condensação do vapor e recolhimento do condensado num frasco apropriado. O condensador permite que a mistura seja aquecida na temperatura de ebulição do solvente sem que esta seja perdida para a atmosfera.
O ponto de ebulição é a temperatura em que o vapor e o líquido estão em equilíbrio a uma dada pressão. O ponto de ebulição das misturas varia dentro de um intervalo de temperatura que depende da natureza e das proporções dos seus constituintes. O aumento de calor de um líquido em ebulição não produzirá elevação do seu ponto de ebulição, pois o calor que é absorvido é todo consumido em formas de bolhas de vapor, o que resulta num aumento da velocidade da destilação.
Na destilação, a mistura a ser destilada é colocada no balão de destilação (balão de fundo redondo) e aquecida, fazendo com que o líquido de menor ponto de ebulição seja vaporizado e então condensado, retornando ao estado líquido (chamado de destilado ou condensado) e coletado em um frasco separado. Numa situação ideal, o componente de menor ponto de ebulição é coletado em um recipiente, e outros componentes de pontos de ebulição maiores permanecem no balão original de destilação como resíduo.
A destilação simples é uma técnica usada na separação de um líquido volátil de uma substância não volátil. Não é uma forma muito eficiente para separar líquidos com diferença de pontos de ebulição próximos, para esse tipo de separação é recomendado a destilação fracionada. Destilação fracionada é o processo de separação onde se utiliza uma coluna de fracionamento na qual é possível realizar a separação de diferentes componentes que apresentam diferentes pontos de ebulição, presentes em uma mistura. Durante o aquecimento da mistura, é separado, primeiramente o líquido de menor P.E (ponto de ebulição), depois o líquido de P.E intermediário e sucessivamente até o líquido de P.E maior .
Não é possível adquirir substâncias 100% pura, através da destilação. Para adquirir um elevado grau de pureza, é necessário fazer uma separação química do destilado posteriormente.
A destilação tem suas limitações. Não se pode separar misturas azeotrópicas por destilação comum. Por que são misturas que destilam em proporções fixas e constantes, de modo que os seus componentes mantém essa proporção, como se a mistura fosse uma substância pura.
OBJETIVO
• Compreender as técnicas de filtração e destilação
• Conhecer os equipamentos básicos usados nestas técnicas
• Efetuar a filtração e a destilação para separar sólido de líquido
MATERIAIS E REAGENTES
1° Experiência - Filtração simples
Materiais Reagentes
Béquer 50 mL Espátula Funil de colo longo Erlenmeyer Papel filtro Pisseta
Bastão de vidro Água 20 mL
1 espátula de enxofre (S8)
2° Experiência - Filtração a vácuo
Materiais Reagentes
Bomba de vácuo Anel de vedação
Papel filtro Kitasato
Funil de Buchner Pisseta
Béquer 250 mL Bastão de vidro Mangueira Água 20 mL
1 espátula de enxofre (S8)
3° Experiência: Parte A – Destilação do vinho
Materiais Reagentes
Suporte universal Balança analítica Pera
Pipeta 25 mL Balão de destilação Manta
Condensador Erlenmeyer Garra
Termômetro Pedras de porcelana
...