Prática Do Zinco
Ensaios: Prática Do Zinco. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: santosfelipe • 26/6/2014 • 1.107 Palavras (5 Páginas) • 583 Visualizações
PRÁTICA DO ZINCO
1) Objetivo:
Desenvolvimento de ensaios e experimentos que abordam algumas características do comportamento químico do zinco.
.
2) Fundamentos Teóricos:
O Zinco (30Zn) é um metal de transição do Grupo 12 (família II B), de configuração eletrônica:[Ar] 4s23d10 e Nox fixo= II, pois os elétrons do subnível 3d não participam e suas reações químicas. O zinco é um metal cinza metálico, com brilho forte, que, entretanto, esvanece gradualmente ao ar úmido como conseqüência da oxidação superficial. Esta oxidação é uma camada delgada protetora de óxido de zinco e carbonato básico. Quando aquecido ao ar, queima com chama brilhante formando óxido de zinco.
O metal puro dissolve-se muito lentamente em ácidos e em álcalis, se dissolve facilmente em ácido clorídrico diluído e em ácido sulfúrico diluído, com liberação de hidrogênio. Quando a dissolução é feita com ácido nítrico muito diluído, não há desprendimento de gás. Aumentando a concentração de ácido nítrico, são formados os óxidos de dinitrogênio (N2O) e de nitrogênio (NO). O zinco forma somente uma série de sais; estes contêm o cátion Zn2+, derivado do óxido de zinco, ZnO.
3) Materiais e Reagentes
Reagentes
Materiais
Ácido Clorídrico (HCl 1M)
Tubo de ensaio
Ácido Nítrico (HNO3 1M)
Pinça de madeira
Ácido Sulfúrico (H2SO4 2 M)
Espátula
Água Destilada (H2O)
Estante para tubos de ensaio
Cloreto de Zinco (ZnCl2 1M)
Cadinho
Ferricianeto de Potássio (K3[Símbolo]Fe(CN)6[Símbolo] 0,25M)
Pissete
Ferrocianeto de Potássio (K4[Símbolo]Fe(CN)6[Símbolo] 0,25 M)
Hidróxido de Amônio (P.A)
Hidróxido de Sódio (NaOH 1,0 M )
Hidróxido de Potássio (KOH 1,0 M)
Óxido de Zinco (P.A)
Sulfato de Cobre II (CuSO4 1M)
Zinco em Pó
4) Procedimento Experimental
Reatividade do zinco frente a ação dos ácidos
Em três tubos de ensaio colocar cerca de 0,5 g de zinco em pó e ao primeiro tubo colocar aproximadamente 1,0 mL de ácido clorídrico 1 M, ao segundo colocar 1,0 mL de ácido sulfúrico 2 molar e ao terceiro acrescente 1,0 mL de ácido nítrico 1M.
Óxido de zinco.
Colocar dentro de um tubo de ensaio cerca de 0,5 g de óxido de zinco e sobre este coloque 4,0 mL de água destilada. Observar.
Colocar dentro de dois tubos de ensaio aproximadamente 0,5 g de óxido de zinco ao primeiro coloque cerca de 2,0 mL de ácido sulfúrico 2,0 Molar e ao segundo 2,0 mL de ácido nítrico diluído. Observar
Aos produtos obtidos no item B verifique a solubilidade em água destes compostos.
Repetir o procedimento do item B substituindo os ácidos por hidróxido de sódio e hidróxido de potássio.
Compostos de zinco II
Dentro de um tubo colocar aproximadamente 2,0 ml cloreto de zinco e sobre este coloque 2,0 mL de hidróxido de sódio ou o quanto for necessário até formar um precipitado gelatinoso. Observar.
Ao composto formado acima coloque excesso de hidróxido de sódio. Observar se o precipitado formado se dissolve
Coloque dentro do tubo 2,0 mL de zinco metálico e sobre este 2,0 mL de sulfato de cobre. Deixar em repouso por dez minutos.
Medir 2,0 mL de sol de zinco II e colocar sobre este cerca de 2,0 mL de ferrocianeto de potássio e a outro tubo 2,0 mL de ferricianeto de potássio mais 2,0 mL de sol de zinco II.
Formação de complexos de Zinco.
Medir +/- 2,0 mL de solução de zinco II e sobre este coloque 2,0 mL de hidróxido de amônio até precipitação total em seguida acrescente excesso até que todo o precipitado seja solúvel.
Zinco II em presença de H2S
Medir 2,0 mL de Zinco II e acrescente gts de solução de NaOH e coloque 3,0 mL de tioacetamida, aquecer se for necessário até a formação de um precipitado branco de sulfeto de zinco.
Dividir o precipitado em dois tubos ao primeiro coloque pequeno volume de ácido acético concentrado e ao segundo grande volume de ácido acético concentrado. Observar o que acontece.
5) Resultados e discussão:
...