Práticas De Currículo
Monografias: Práticas De Currículo. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: LuKurty • 8/10/2013 • 386 Palavras (2 Páginas) • 249 Visualizações
O currículo se diz respeito a todo o processo pedagógico que esta fazendo parte do dia-a-dia escolar. O mesmo não é formado para ensinar o pedagogo a repassar conhecimento, e sim torná-lo um agente transformador e critico, o ajudara na formação e em suas grades escolares.
Pode ser apresentado como prescrito que diz aquilo que esta no papel, traduzido que é a forma de recebimento de informações, trabalhado, que é o que o professor trabalha em sala de aula e o concretizado que é o fim de toda prática é a formação final do aluno. O currículo se concretiza em sala de aula pois serve como apoio, é relacionado ao processo pedagógico. Em sentido amplo o currículo abrange todas as experiências escolares. Desde o sistema “micro” até o “mega”, que é o mesmo de ensino em sala de aula até o da globalização, do mundo.
O currículo deve ser construído a partir do projeto político pedagógico da escola, que viabilizara a sua operacionalização, orientando as atividades educativas, as formas como executá-las, além de definir suas finalidades.
A escola para todos requer uma dinâmica do currículo que permita ajustar o fazer pedagógico para suprir as necessidades de seus alunos, além disso os sistemas educacionais precisam se modificar, não apenas nas atitudes, nas expectativas, mas na organização para construir uma boa escola que consiga receber todos os tipos de alunos de qualquer cultura, raça, cor e classes sociais.
Se apresenta com alguns enfoques, vejamos:
Enfoque cognitivista é o tipo em que o professor se preocupa com o aluno com a necessidade de cada um, cria metodologias novas formando um aluno pensante, acreditando em que ele é capaz de construir conhecimentos, um sujeito critico, ele busca informações e não espera as coisas acontecerem, não depende mais só dos professores, ele procura entender mais para a formação da vida, capaz do seu auto desenvolvimento, não se usa mais a escola tradicional, supomos que ele saia de sua zona de conforto que tinha as respostas na mão. No enfoque tecnicista tem a função de adequar o aluno a escola. Os professores se preocupavam somente com a transição de matéria, lança de forma rápida o aluno para o mercado de trabalho, neste tipo de enfoque o aluno não se apresenta como um sujeito critico e de ordem, pois o foco era a produção rápida para o trabalho
...